PIBID: subprojeto de música da Universidade Federal do Maranhão em 2014

Auteurs-es

  • Daniel Lemos Cerqueira Professor Adjunto I do Departamento de Artes, Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Aluno do Doutorado em Música / Práticas Interpretativas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Mots-clés :

Pibid. Música. Ensino em Grupo. Educação Musical. Relato de Experiência.

Résumé

Este trabalho apresenta um relato das experiências realizadas pelo subprojeto de Música do Pibid da Universidade Federal do Maranhão. Ele se inicia com uma revisão de literatura sobre outros relatos de experiência de subprojetos de Música do Pibid, discutindo as potencialidades do programa para a formação de professores de Música para a Educação Básica. Posteriormente, há descrição do percurso que motivou a criação do subprojeto em pauta, apresentando um relato detalhado das atividades desenvolvidas durante o ano de 2014 no Colégio Universitário (COLUN/UFMA) e no Centro Integrado do Rio Anil (CINTRA). Conclusões apontam para os benefícios do programa, permitindo aos futuros
licenciados em Música atuar em uma ampla variedade de atividades relacionadas à sua formação que, por questões operacionais, não podem ser totalmente contempladas na estrutura curricular do curso.


Palavras-chave: Pibid. Música. Ensino em Grupo. Educação Musical. Relato de Experiência.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Daniel Lemos Cerqueira, Professor Adjunto I do Departamento de Artes, Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Aluno do Doutorado em Música / Práticas Interpretativas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Técnico, Bacharel e Mestre em Piano. Professor Adjunto I do Departamento de Artes (DEART), Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Aluno do Programa de Pós-Graduação em Música / Doutorado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Références

ALBRECHT, L. D.; KOPF, A. C. S.; SANTOS, B. C. D. PIBID/UFPel: Projeto interdisciplinar como prática educativa. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO, NA PESQUISA E NA EXTENSÃO, 1. Anais... Florianópolis: UFSC, 2013, p.1-8.

ALBUQUERQUE, A. F. A; VIEIRA, J. R. A experiência do ensino coletivo de

instrumento no MECT – Musicalização através do Ensino Coletivo do Teclado/Piano

– UFPB. In: ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UFPB, XII. Anais... João Pessoa: UFPB, 2010.

ALMEIDA, R. Tema: Proposta Pedagógica do Centro Integrado do Rio Anil – CINTRA. São Luís, 2012. Disponível em http://almeidarouse.blogspot.com.br. Acesso em 30 set. 2015.

ALTO, A. S. D.; RAMOS, G. D. M.; ALMEIDA, L. A.; CAVINI, M. P. Subprojeto de Música do PIBID/USC: sua contribuição na formação do educador musical. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS, 5. Anais... Caxias do Sul: UCS, 2015, p.1-7.

BARBOSA, A. M. Arte-Educação no Brasil: Realidade e expectativas futuras. Estudos Avançados, v.3, n.7. São Paulo: USP, 1989, p.170-182.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf. Acesso em 30 set. 2015.

CAPES. Lista de instituições e áreas participantes do Pibid. Brasília, 2014. Disponível em http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em 29 set. 2015.

______. Manual de Orientações para Execução de Despesas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. Brasília, 2013. Disponível em https://www.capes.gov.br. Acesso em 30 set. 2015.

______. Portaria nº 096, de 18 de Julho de 2013. Brasília, 2013. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao. Acesso em 30 set. 2015.

CARVALHO, N. C.; MUNIZ, M. B. P.; GUERRA, R. A.; INVERNIZZI, R. C.; SILVA, A. N. C.; CAMPOS, N. P. Contribuições do Pibid para a formação profissional do professor de Música: experiências no Colégio Dom Abel. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA (SEMPEM), XI. Anais... Goiânia: UFG, 2011, p.1-6.

CERQUEIRA, D. L. Ensino de música para portadores de necessidades especiais: sugestões de estratégias pedagógicas elementares baseadas em Fisher (2010). In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ABEM, VII. Anais... Montes Claros: UNIMONTES, 2011, p.191-194.

________. O arranjo como ferramenta pedagógica no ensino coletivo de piano. Música Hodie, v. 9, n. 1. Goiânia, 2009, p. 129-140.

________. Pibid: Subprojeto de Artes da Universidade Federal do Maranhão. Modus, v. 10, n. 16. Belo Horizonte, 2015, p. 85-112.

CISLAGHI, M. C. A educação musical no projeto de Bandas e Fanfarras de São José (SC): três estudos de caso. Revista da ABEM, v. 19, n. 25. Londrina, 2011, p.63-75.

CRUVINEL, F. M. O Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais na Educação Básica:

compromisso com a escola a partir de propostas significativas de Ensino Musical. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL (ENECIM), III. Anais... Brasília: UnB, 2008, p.1-13.

GATTI, B. A.; ANDRÉ, M. E. D. A.; GIMENES, N. A. S.; FERRAGUT, L. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014.

HARTMANN SOBRINHO, E. F.; SILVEIRA, R. X. O Curso de Pedagogia do Piano no Conservatório Brasileiro de Música – Reflexões sobre os depoimentos dos egressos. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PERFORMANCE MUSICAL (ABRAPEM), II. Anais... Vitória: UFES, 2014, p.231-242.

NEITZEL, A. A.; FERREIRA, V. S.; COSTA, D. Os impactos do Pibid nas licenciaturas e na Educação Básica. Conjectura, v. 18, n. especial. Caxias do Sul, 2013, p.98-121.

PIBID/UFMA. Subprojeto de Música. São Luís: UFMA, 2013. Disponível em http://musica.ufma.br/pibid/arq/pibid_subprojeto_musica.pdf. Acesso em 30 set. 2015.

PIRES, N. A. R. A profissionalidade emergente dos licenciandos em Música: conhecimentos profissionais em construção no PIBID Música. Tese de Doutorado. 324f. Belo Horizonte: PPGE/FAE/UFMG, 2015.

PORTAL DO GOVERNO DO MARANHÃO. Governadora e Secretário celebram convênios e parcerias na área de educação. São Luís, 2013. Disponível em http://www2.ma.gov.br. Acesso em 30 set. 2015.

RAUSCH, R. B.; FRANTZ, M. J. Contribuições do Pibid à formação inicial de professores na compreensão de licenciandos bolsistas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 2. Blumenau, 2013, p. 620-641.

SUBPROJETO DE MÚSICA DA UFMA. Ata de Reunião – 13 de Maio de 2014. São Luís, 2014a. Disponível em http://musica.ufma.br/pibid. Acesso em 30 set. 2015.

________. Ata de Reunião – 20 de Maio de 2014. São Luís, 2014b. Disponível em http://musica.ufma.br/pibid. Acesso em 30 set. 2015.

TOURINHO, A. C. G. S. O ensino coletivo violão na educação básica e em espaços alternativos: utopia ou possibilidade? In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL (ENECIM), III. Anais... Brasília: UnB, 2008, p.1-9.

Téléchargements

Publié-e

2017-07-17

Comment citer

Cerqueira, D. L. (2017). PIBID: subprojeto de música da Universidade Federal do Maranhão em 2014. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 103–123. Consulté à l’adresse https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6543

Numéro

Rubrique

Artigos