Revisão de Literatura em Educação: um Processo Mediado por Inteligência Artificial

Auteurs-es

  • David Santana Lopes Senai/CIMATEC
  • Regiani Coser Cravo Universidade Estadual da Bahia - UNEB
  • Marcus Túlio de Freitas Pinheiro Universidade Estadual da Bahia - UNEB

DOI :

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.20

Mots-clés :

Educação, Inteligência Artificial, Pesquisa Científica

Résumé

Este estudo apresenta um método de aplicação de uma plataforma de inteligência artificial generativa para a otimização do processo de revisão de literatura científica a partir de bases científicas. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram descritas e desenvolvidas as etapas desse processo considerando o contexto da educação. Os resultados indicaram eficiência na busca, filtragem e organização de artigos científicos, embora tenham sido definidas limitações éticas e metodológicas que exigem análise crítica rigorosa. Diante do exposto, considerou-se que a inteligência artificial, quando utilizada como ferramenta complementar, contribui para revisões mais precisas e eficientes, desde que o pesquisador desempenhe papel ativo na validação e interpretação dos dados.

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Bibliographies de l'auteur-e

David Santana Lopes, Senai/CIMATEC

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI CIMATEC), Salvador (BA), Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências.

 

 

Regiani Coser Cravo, Universidade Estadual da Bahia - UNEB

Doutoranda em Difusão do Conhecimento, Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Salvador (BA).

 

 

Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, Universidade Estadual da Bahia - UNEB

Doutor em Educação, Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Salvador (BA). 

 

Références

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Publié-e

2024-12-13

Comment citer

Lopes, D. S. ., Cravo, R. C. ., & Pinheiro, M. T. de F. . (2024). Revisão de Literatura em Educação: um Processo Mediado por Inteligência Artificial. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 115–127. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.20

Numéro

Rubrique

Dossiê -Desafios permanentes para o ensino e aprendizagem na Cultura Digital