Soumissions

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Liste de vérification de la soumission

Les auteurs-es doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec l'ensemble des éléments suivants. Les soumissions non conformes pourraient être retournées aux auteurs-es.

Directives aux auteurs-es

Normas para publicação: instruções aos autores

 

A Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade não cobra custos de processamento e nem de submissão de artigos.
 
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade  (RICSé uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e tem a finalidade de identificar limites e possibilidades da reprodução cultural e social e o papel dos diferentes atores, evidenciando como tais práticas são absorvidas, recriadas e transmitidas às gerações futuras.

A concentração em Cultura e Sociedade diz respeito à multiplicidade das investigações científicas referentes às manifestações, experiências e formas de organização social.

1 OBJETIVO

a) difundir pesquisas na área da Cultura e Sociedade com enfoque na diversidade das expressões e processos socioculturais, Cultura, Educacão e Tecnologia numa perspectiva histórica e contextualiza, buscando um quadro atualizador das práticas sociais;

b) identificar limites e possibilidades da reprodução social e cultural e o papel dos diferentes atores, evidenciando como tais práticas são absorvidas, recriadas e transmitidas às gerações futuras.

2 TÓPICOS (linhas de investigação)

LP1 - Expressões e Processos Socioculturais:

Estudo das ações e relações entre indivíduos e comunidades, suas práticas, representações e expressões estéticas, artísticas e simbólicas, conhecimentos culturais e filosóficos, comunicação, etnicidades, sociabilidade, identidades, gêneros e memórias. Estudo das relações entre artes performáticas, linguagem, literatura e filosofia, considerando os fundamentos, os saberes e as práticas sociais e culturais, sua significação e interpretação em contextos e tempos diversificados.

LP2 - Cultura, Educacão e Tecnologia:

Estudo da cultura e de suas conexões com a educação formal, informal e não-formal, considerando os fundamentos pedagógicos, o currículo, o imaginário, o meio ambiente e a diversidade cultural, a cidadania e a sustentabilidade. Investigação das formas de apropriação e difusão dos patrimônios materiais e imateriais, entendendo-os como processo dinâmico transmitido através das gerações. Relações entre patrimônio, gestão e sustentabilidade. Formas e processos de mediação da construção do conhecimento e do desenvolvimento humano, abrangendo metodologias, procedimentos e ações culturais. Investigação sobre a produção, mediação e recepção dos processos educacionais e tecnológicos, enfatizando a utilização social e cultural dessas possibilidades e recursos.

3 NORMAS DE SUBMISSÃO

A revista será em formato eletrônico e os artigos devem enquadrar-se nas orientações a seguir:

a) adequação as áreas de concentração da revista;

b) a contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;

c) os textos devem ter a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5, com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm;

d) as figuras e tabelas devem estar inseridas no texto;

e) processo de avaliação pelos pares:

- após notificação das submissões, o estagiário da biblioteca vai verificar a possibilidade de plágio e a adequação a uma das linhas do programa antes de enviarmos os artigos para a Comissão Científica;

- a seguir, são enviados aos pareceristas para análise;

- os artigos que estiverem em condições de serem publicados, precisando sofrer pequenas alterações serão enviados outra vez aos autores para reformulação;

- após confirmação das alterações solicitadas, passarão pelo processo de revisão textual e normalização antes de serem enviados para a publicação.

Aceitamos trabalhos sob a forma de artigos, ensaios, entrevistas, traduções, resenha, documentos, entrevistas. Os trabalhos devem ser inéditos e podem vir em português, inglês ou espanhol.

Não aceita-se trabalho de graduandos e graduados.  Trabalhos de especializandos, mestrandos e doutorandos devem ser submetidos em co-autoria com seus orientadores doutores. 

NORMAS ESPECÍFICAS

Artigos

Os textos dos artigos devem conter no mínimo 10 até 20 laudas;

a) os trabalhos devem apresentar a seguinte sequência:

– Título;

– Resumo informativo conforme ABNT/NBR 6028/2003 (de 100 a 150 palavras);

– Palavras-chave (no máximo de 06 palavras, separadas por ponto e com inicial maiúscula);

– Abstract;

– Keywords;

– Texto;

– Referências;

a) os textos direcionados a essa seção não devem ultrapassar o limite de seis (06) laudas (páginas);

b) são aceitos textos referentes a obras editadas há no máximo 03 anos;

c) as resenhas devem apresentar a seguinte sequência:

–  Título específico da resenha;

–  Nome do resenhista e instituição a que pertence;

– Referências completas da obra (Título da obra. Cidade: Editora, Ano. nº de páginas. Sobrenome e nome do autor);

– Palavras-chave: no máximo de 06 palavras;

–  Texto;

Documentos

O número de laudas não deve ultrapassar vinte (20).

a) os trabalhos devem apresentar a seguinte sequência:

– Título;

– Palavras-chave: no máximo de 06 palavras;

– Apresentação esclarecendo a relevância e a procedência dos documentos;

– Texto;

Entrevistas - Entrevistas

O número de laudas não deve ultrapassar trinta (30).

a) os trabalhos devem apresentar a seguinte sequência:

–  Título;

–  Transcrição;

–  Nome do Entrevistado e do Entrevistador;

–  Apresentação da entrevista e do entrevistado;

  A revista disponibiliza o template para os autores. 

Artigos

Política padrão de seção

Tradução

A seção Tradução publica traduções originais e inéditas de obras literárias ou textos críticos relevantes sobre estudos das áreas da humanidades e sociais

Déclaration de confidentialité

Les noms et courriels saisis dans le site de cette revue seront utilisés exclusivement aux fins indiquées par cette revue et ne serviront à aucune autre fin, ni à toute autre partie.