Rousseau e a “revolução copernicana” da educação: O caso da educação negativa

Autores/as

  • Maria do Socorro Gonçalves da Costa Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Palabras clave:

Rousseau, educação negativa, Revolução, criança

Resumen

É praxe a revolução operacionalizada por Rousseau na educação moderna, mais especificamente na educação da criança.  Tal revolução ficou conhecida como "revolução copernicana", por referência a Nicolau Copérnico (1473-1543), que, no século XVI mudou a teoria geocêntrica para teoria do heliocentrismo, com o sol figurando como o centro do universo e os planetas girando ao seu redor. Análogo a isso, Rousseau, faz algo parecido na educação, pois, ao invés do conteúdo ou do mestre, o mais importante na educação passa a ser a criança. Com isso, o filósofo de Genebra radicalizou a maneira de se pensar a criança e sua educação; como deveria aprender. Assim, o presente trabalho objetiva explorar a educação negativa como sendo um dos aspectos da "revolução copernicana" no pensamento de genebrino. O projeto educativo de Rousseau, calcado na educação negativa como sendo o pilar do livro Emílio ou Da Educação, descreve que a educação adota princípios e tende à finalidade de formar um ser humano humanizado pela educação da natureza, também caracterizada por educação negativa, forjada principalmente entre os dois e doze anos de idade.  A metodologia adotada na elaboração dessa pesquisa é bibliográfica com ênfase na análise e interpretação das ideias educativas, em que serão consultadas a obra supracitada e outros autores que tratem da educação e da educação negativa em Rousseau. Concluindo-se que a educação negativa como um preceito da educação para a criança empreendida desde o nascimento do Emílio pretende-se a um grau mais elevado que é favorecer o florescimento da criança ao invés de se exigir que ela responda por questões morais, sociais e culturais antes da denominada idade da razão.

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Biografía del autor/a

Maria do Socorro Gonçalves da Costa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Filosofia, UFBA

Citas

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Publicado

2025-12-08

Cómo citar

Gonçalves da Costa, M. do S. (2025). Rousseau e a “revolução copernicana” da educação: O caso da educação negativa. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 63–72. Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/28289

Número

Sección

Dossiê Temático "Rousseau, Kant & Diálogos - Seção Educação, Ética e Estética"