POA turismo acessível: comunicação aumentativa e alternativa em materiais e sítios turísticos
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-6498.v7n1p208-224Palabras clave:
Acessibilidade. Turismo. Comunicação Aumentativa e Alternativa.Resumen
Este artigo socializa ações do projeto de pesquisa e extensão intitulado POA Turismo Acessível, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Assistiva – Tecnologia e Educação, ISAAC Brasil e a Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social e Diretoria de Turismo de Porto Alegre, com objetivo de desenvolver projetos com emprego de Comunicação Aumentativa e Alternativa - CAA em materiais e em locais turísticos da cidade. A pesquisa qualitativa, com referencial metodológico no estudo de caso, apresenta aportes legais que respaldam a comunicação acessível, referenciais da CAA e do turismo acessível. Discutem-se premissas do Projeto e descrição do material gráfico produzido com implementação das ações em parques infantis de praças públicas da cidade. Os resultados revelaram abrangência do estudo, com evidências das ações desenvolvidas, apontando alternativas para elaboração e disseminação de placas com estratégias de CAA, ampliando discussões em prol do turismo mais acessível no Brasil.
Palavras-chave: Acessibilidade. Turismo. Comunicação Aumentativa e Alternativa.
POA accessible tourism: augmentative and alternative communication in materials and tourist sites
ABSTRACT
This article shares the actions of the research and extension project entitled POA Turismo Acessível, in partnership with the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS, Assistive - Technology e Educação, ISAAC Brazil and the Accessibility and Social Inclusion Directorate and the Tourism Directorate of Porto Alegre, with the objective of developing projects using Augmentative and Alternative Communication - CAA in materials and in tourist places in the city. Qualitative research, with a methodological framework in the case study, presents legal contributions that support accessible communication, CAA references and accessible tourism. Project premises and description of the graphic material produced with the implementation of actions in playgrounds in public squares in the city are discussed. The results revealed the scope of the study, with evidence of the actions developed, pointing out alternatives for the elaboration and dissemination of signs with CAA strategies, expanding discussions in favor of more accessible tourism in Brazil.
Keywords: Accessibility. Tourism. Augmentative and Alternative Communication.
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