CULTURA CIENTÍFICA NAS ENGENHARIAS: uma revisão sistemática com aporte bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4358v13n40.2023.18Parole chiave:
Cultura científica, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Ensino de EngenhariaAbstract
O estudo investiga os elementos da cultura científica pontuados na formação de engenheiros. A pesquisa é qualitativa, sendo uma revisão sistemática com suporte bibliométrico, utilizando os recursos RStudio, Bibliometrix e Biblioshiny. Analisando artigos de 2020 a 2024 nas bases Scopus e Web of Science, foram selecionados 27 documentos, agrupados em duas categorias: (A) Implementação de atividades voltadas ao desenvolvimento da cultura científica, e (B) Elementos/dados relativos à cultura científica. Há uma diversidade de ações voltadas ao fomento da cultura científica, com predomínio de aspectos práticos, não havendo uma articulação ampla que envolva elementos sobre questões sociocientíficas, natureza da ciência e Ciência, Tecnologia e Sociedade. O termo cultura científica não está consolidado na área das Engenharias, prevalecendo a terminologia scientific literacy. Essa lacuna pode ser preenchida, dada a ampla gama de possibilidades que o conceito abrange no contexto das Engenharias.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AIKENHEAD, G. Educación Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS): una buena idea como quiera que se le llame. Educación Química, [s.l.], v.16, n. 2, p. 304-315, 2005. DOI: https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2005.2.66121. Disponível em: https://revistas.unam.mx/index.php/req/article/view/66121. Acesso em: 12 abr. 2024.
AGUSTINA, W. et al. The effect of blended project-based learning for enhancing student’s scientific literacy skills: An experimental study in University. Pegem Journal of Education and Instruction, Turquia, v. 13, n. 1, p. 223-233, 2022. DOI: 10.47750/pegegog.13.01.24. Disponível em: https://www.pegegog.net/index.php/pegegog/article/view/1921. Acesso em: 26 maio 2024.
ALEME, H. G.; BERTOLDO, R. R.; GIORDAN, M. A modelagem estatística na análise de elementos da cultura científica de estudantes ingressantes em universidades brasileiras: modelos de moderação. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 323–348, 2022. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p323. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2690. Acesso em: 26 maio 2024.
ALEME, H. G.; BERTOLDO, R. R.; GIORDAN, M. A modelagem estatística na análise de elementos da cultura científica de estudantes ingressantes em universidades brasileiras II: modelos de mediação. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 28, n. 1, p. 383-398, 2023. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p383. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3126. Acesso em: 26 maio 2024.
ARCHILA, P. A. et al. Drama as a Powerful Tool to Enrich Socio-scientific Argumentation. International Journal of Science and Mathematics Education, Taiwan, v. 21, p. 1661-1683, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s10763-022-10320-3. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10763-022-10320-3. Acesso em: 26 maio 2024.
ARCHILA, P. A.; ORTIZ, B.T.; MEJÍA, A. M. T. Beyond the Passive Absorption of Information: Engaging Students in the Critical Reading of Scientific Articles. Science & Education, [s.l.], 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-024-00507-1. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11191-024-00507-1. Acesso em: 26 maio 2024.
ARIA M.; CUCURULLO C. Bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, [s.l.], v. 11, n. 4, p. 959-975, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joi.2017.08.007. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1751157717300500?via%3Dihub. Acesso em: 16 maio 2024.
BAZZO, W. A. A pertinência de abordagens CTS na Educação Tecnológica. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 1, n.28, p. 83-99, 2002. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie28a03.htm. Acesso em: 14 ago. 2020.
BAZZO, W. A. Cultura científica versus humanística: A CTS é o elo? Revista Iberoamericana de Educación, [s.l.], v. 58, n. 1, p. 61-79, 2012. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie58a03.pdf. Acesso em: 2 jun. 2024.
BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da Educação Tecnológica. Florianópolis, Editora da UFSC, 2017.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Brasília: Diário Oficial da União, 26 de abril de 2019, Seção 1, pp. 43 e 44. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN22019.pdf. Acesso em: 7 jul. 2024.
CANLAS. I. P. Attitude matters more: the impact of perceived competence and attitudes toward science on science engagement among university students, International. Journal of Science Education, [s.l.], p. 1-21, 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/09500693.2024.2354943. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09500693.2024.2354943. Acesso em: 26 maio 2024.
CHENG, S. C.; HWANG, G. J.; CHEN, C.H. Fostering students’ scientific literacy by reflective questioning: An identification, summarization, self-reflective questioning, and application (ISSA)-based flipped learning approach. Education and Information Technologies, [s.l.], v. 29, p. 7081-7104, 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-023-12121-9. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10639-023-12121-9#citeas. Acesso em: 26 maio 2024.
DÍAZ, I.; GARCÍA, M. Más Allá del Paradigma de la Alfabetización: La Adquisición de Cultura Científica como Reto Educativo. Form. Univ., La Serena, v. 4, n. 2, p. 3-14, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062011000200002. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-50062011000200002&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 17 maio 2024.
DONG, M. L. et al. Life Science Research Immersion Program Improves STEM-Specific Skills and Science Attitudes among Precollege Students. Journal of Microbiology & Biology Education, [s.l.], v. 24, n. 1, p. 1-11. DOI: https://doi.org/10.1128/jmbe.00078-22. Disponível em: https://journals.asm.org/doi/10.1128/jmbe.00078-22. Acesso em: 14 jul. 2024.
ELMÔR FILHO, G. et al. Uma nova sala de aula é possível – Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
ESTRADA MOLINA, O.; ZAMBRANO ACOSTA, J. M.; FUENTES CANCELL, D. R. Acciones para fomentar una cultura científica sustentada en la concepción de Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS). Estudios del Desarrollo Social, Havana, v. 7, n. 3, jul.-set., 2019. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2308-01322019000300001&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 4 jun. 2024.
FERREIRA, M. L. A. et al. Contribuições da abordagem CTS para a formação em engenharia no Brasil. Revista Espacios, [s.l.], v. 38, n. 20, p. 33-45, 2017. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a17v38n20/a17v38n20p33.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.
GALDAMES, I. S.; DE TORO, X.; ACEVEDO, D. Bridging Science and Society: The Role of University Science Communication Centers. European Journal of Education and Psychology, [s.l.], v. 17, n. 1, p. 1-25, 2024. DOI: https://doi.org/10.32457/ejep.v17i1.2551. Disponível em: https://revistas.uautonoma.cl/index.php/ejep/article/view/2551. Acesso em: 3 jul. 2024.
GERTNER, D. et al. Developing students’ scientific literacy through an e-portfolio project at a community college gateway science course. Journal of Biological Education, Londres, v. 57, n. 1, p. 129-144, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/00219266.2021.1877782. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00219266.2021.1877782. Acesso em: 26 maio 2024.
GIOTI, C.; STYLOS, G.; KOTSIS, K. Greek engineering students’ views of the nature of engineering. International Journal of Mechanical Engineering Education, [s.l.], v. 52, n. 2, p. 126-142, 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/0306419023117743. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/03064190231177431. Acesso em: 26 maio 2024.
GODIN, B.; GINGRAS, Y. What is scientific and technological culture and how is it measured? A multidimensional model. Public Understanding of Science, [s.l.], v. 9, n. 1, p. 43-58, 2000. DOI: https://doi.org/10.1088/0963-6625/9/1/303. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1088/0963-6625/9/1/303. Acesso em: 25 maio 2024.
GÓMEZ FERRI, J. Cultura: sus significados y diferentes modelos de cultura científica y técnica. Revista Iberoamericana de Educación, [s. l.], v. 58, p. 15-33, 2012. DOI: https://doi.org/10.35362/rie580471. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/471. Acesso em: 27 maio 2024.
GONZALEZ, L. M; RASILLA, M. Una Estrategia para el Aprendizaje de la Cultura Científica. Formación Universitaria, La Serena, v. 4, n. 2, p. 15-26, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062011000200003. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-50062011000200003&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 24 jun. 2024.
GOODWIN, E. C. et al. Synthesizing Research Narratives to Reveal the Big Picture: a CREATE(S) Intervention Modified for Journal Club Improves Undergraduate Science Literacy. Journal of microbiology & biology education, [s.l.], v. 24, n. 2, e00055-23. 16 May. 2023. DOI: 10.1128/jmbe.00055-23. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37614891/. Acesso em: 26 maio 2024.
HIDALGO, M. B. El CRAI de la universidad de Cienfuegos como espacio de encuentro para la cultura científica. Bibliotecas. Anales de Investigación, Cuba, v. 19, n. 1, p. 1-12, 2023. Disponível em: http://revistas.bnjm.sld.cu/index.php/BAI/article/view/477. Acesso em: 26 maio 2024.
HURD, P. Scientific literacy: New minds for a changing world. Science Education, [s. l.], v. 82, n. 3, p. 407-416, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-237X(199806)82:3%3C407::AID-SCE6%3E3.0.CO;2-G. Acesso em: 4 nov. 2023.
IRMAK, M. Socioscientific Reasoning Competencies and Nature of Science Conceptions of Undergraduate Students from Different Faculties. Science Education International, [s.l.], v. 31, n. 1, p. 65-73, 2020. DOI: https://doi.org/10.33828/sei.v31.i1.7. Disponível em: https://www.icaseonline.net/journal/index.php/sei/article/view/166. Acesso em: 26 maio 2024.
MCBAIN, B. et al. Teaching Science Students How to Think. International Journal of Innovation in Science and Mathematics Education, Austrália, v. 28, n. 2, p.28-35, 2020. DOI: https://doi.org/10.30722/IJISME.28.02.003. Disponível em: https://openjournals.library.sydney.edu.au/CAL/article/view/14809. Acesso em: 26 maio 2024.
MELO, T. B. de. et al. Cultura científica no campo CTS ibero-americano. Indagatio Didactica, [s.l.], v. 8, n. 1, p. 1823-1837, 5 jul. 2016. DOI: https://doi.org/10.34624/id.v8i1.14269. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/14269. Acesso em: 14 jun. 2024.
MOUTINHO, A. C.; GODINHO, M. M. S&T culture: a blooming dimension. Research Evaluation, [s.l.], v. 14, n. 1, p. 21-26, Abril 2005. DOI: https://doi.org/10.3152/147154405781776346. Disponível em: https://academic.oup.com/rev/article/14/1/21/1554169. Acesso em: 12 maio 2024.
MÜNCHOW, H. et al. Promoting students’ argument comprehension and evaluation skills: Implementation of two training interventions in higher education. Zeitschrift für Erziehungswissenschaft, [s.l], v. 26, p. 703-725, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s11618-023-01147-x. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11618-023-01147-x#citeas. Acesso em: 26 maio 2024.
PRATIWI; M. K. et al. TOSLS: Development, Implementation, and Quality Analysis of an Instrument for Assessing Scientific Literacy. Jurnal Penelitian dan Pembelajaran IPA, [s.l],
v. 10, n. 1, p. 146-160, 2024. DOI: https://dx.doi.org/10.30870/jppi.v10i1.21828. Disponível em: https://jurnal.untirta.ac.id/index.php/JPPI/article/view/21828. Acesso em: 2 jul. 2024.
QUINTANILLA FISAC, M. Á. La ciencia y la cultura científica. Revista De Estudios Sobre La Ciencia Y La tecnología, [s.l.], v. 3, n. 1, p. 31-48, 2011. Disponível em: https://revistas.usal.es/cinco/index.php/artefactos/article/view/8428. Acesso em: 5 jun. 2024.
RICARDO, E. C. et al. A Abordagem CTS e a Alfabetização Científica e Tecnológica: conflitos e aproximações. In: SEMINÁRIO IBÉRICO CTS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS, 3, 2004, Aveiro. Anais eletrônicos [...] Aveiro: Univ. de Aveiro, 2004. p. 149-153. Disponível em: https://aia-cts.web.ua.pt/wp-content/uploads/2019/04/CTS-2004_LIVRO_opt3_part3.pdf. Acesso em: 8 jun. 2024.
RISSANEN, A.; HOANG, J.G.; SPILA, M. First-year interdisciplinary science experience enhances science belongingness and scientific literacy skills. Journal of Applied Research in Higher Education, Inglaterra, v. 15, n.5, p. 1561-1586, 2023. DOI: https://doi.org/10.1108/JARHE-09-2020-0313. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JARHE-09-2020-0313/full/html. Acesso em: 26 maio 2024.
RODRÍGUEZ, M. I. Comunicar ciencia desde una Universidad Pública argentina. Question/Cuestión, Buenos Aires, v. 3, n. 73, p. e754, 2022. DOI: 10.24215/16696581e754. Disponível em: https://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/question/article/view/7550. Acesso em: 26 maio 2024.
RODRÍGUEZ-VARGAS, M. C. et al. Researchers' seedbeds for the development of research skills in universities. International Journal of Criminology and Sociology, Canadá, v. 9, p. 961-967, 2020. DOI: https://doi.org/10.6000/1929-4409.2020.09.101. Disponível em: https://www.lifescienceglobal.com/83-abstract/ijcs/4133-abstract-researchers-seedbeds-for-the-development-of-research-skills-in-universities. Acesso em: 26 maio 2024.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/246/172. Acesso em: 24 fev. 2023.
TAYLOR, A. T. S. Integrating scientific literacy skills into a biochemistry course for nonscience majors. Biochemistry and molecular biology education: a bimonthly publication of the International Union of Biochemistry and Molecular Biology, [s.l.], v. 48, n. 1, p. 54-60, 2020. DOI: 10.1002/bmb.21313. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31724817/. Acesso em: 26 maio 2024.
VIRTIČ, M. P. Teaching science & technology: components of scientific literacy and insight into the steps of research. International Journal of Science Education, [s.l.], v. 44, n. 12, p. 1916-1931, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/09500693.2022.2105414. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09500693.2022.2105414. Acesso em: 26 maio 2024.
VOGT, C. A Espiral da cultura científica. Comciência, Campinas, 10 de jul. de 2003. Disponível em: https://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/cultura/cultura01.shtml. Acesso em: 14 set. 2023.
VOGT, C. The spiral of scientific culture and cultural well-being: Brazil and Ibero-America. Public Understand of Science, [s. l.], v. 21, n.1, p. 4-16, 2012. Disponível em: https://neuromat.numec.prp.usp.br/sites/default/files/the_spiral_of_scientific_culture_and_cultural_well_being_brazil_and_ibero-america.pdf. Acesso em: 14 set. 2023.
WASHBURN, M. E. et al. Discussion of Annotated Research Articles Results in Increases in Scientific Literacy within a Cell Biology Course. Journal of microbiology & biology education, [s.l.], v. 24, n. 1, p. 1-9, Jan. 2023. DOI: 10.1128/jmbe.00154-22. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37089223/. Acesso em: 26 maio 2024.
WANG, C. Scientific Culture and the Construction of a World Leader in Science and Technology. Cultures of Science, [s.l.], v. 1, n. 1, p. 1-13. 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/209660831800100102. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/209660831800100102. Acesso em: 20 jun. 2024.
WRIGHTING, D. M. et al. Teaching Undergraduates to Communicate Science, Cultivate Mentoring Relationships, and Navigate Science Culture. Life Sciences Education, [s.l.], v. 20, n. 3, p. 1-15, 2021. DOI: https://doi.org/10.1187/cbe.20-03-0052. Disponível em: https://www.lifescied.org/doi/10.1187/cbe.20-03-0052. Acesso em: 26 maio 2024.
WU, Y. J.; HSU, W. J. What improves students’ participation in a school-based citizen science project? Through the lens of practitioners. International Journal of Science Education, [s.l.], p. 1–20, 2024. DOI: 10.1080/09500693.2024.2311088 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09500693.2024.2311088. Acesso em: 8 jul. 2024.
WU, G.; WU, K. An interest-oriented laboratory microbial engineering course is helpful for the cultivation of scientific literacy. Journal of Biological Education, [s.l.], p. 1-13, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/00219266.2022.2147575. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00219266.2022.2147575. Acesso em: 10 jul. 2024.
YUAN, J. The Culture of Science as a New Direction for the Development of Chinese Culture: A Review of Studies of the Culture of Science in Contemporary China. Cultures of Science, [s.l.], v. 1, n. 1, p. 53-67, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/209660831800100106. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/209660831800100106?icid=int.sj-abstract.similar-articles.8. Acesso em: 20 jun. 2024.
YUCEL, R. Enhancing powerful knowledge in undergraduate science curriculum for social good. Teaching in Higher Education, [s.l.], p. 1-16, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/13562517.2023.2215696. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13562517.2023.2215696. Acesso em: 26 maio 2024.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Revista Húmus
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.