Educação como objeto de estudo nos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.42Parole chiave:
Educação, desenvolvimento, regional, pesquisa, pós-graduaçãoAbstract
Considerando a construção do pensamento sobre desenvolvimento como atrelada às demandas por educação, neste texto serão analisados os programas de pós-graduação Stricto Sensu, especialmente vinculados ao tema Desenvolvimento Regional, da área de Planejamento Urbano Regional e Demografia – PLURD, da CAPES. O intuito é compreender de que maneira as discussões sobre educação são tratadas em documentos institucionais que se apresentam como referência para os programas, bem como no interior destes programas, através de suas estruturas curriculares. Neste sentido, o presente artigo apresentará uma discussão sobre o papel da educação no desenvolvimento, e posteriormente apresentará um diagnóstico de elementos específicos vinculados às demandas educacionais e avaliar de que maneira esta subárea privilegia ou não o objeto de análise circunscrito no debate sobre educação. Para tanto, foram considerados os seguintes documentos: o documento mais recente da área (2019), o documento “Manual Coleta”, e a estrutura solicitada para relatórios na instituição brasileira de controle de dados para laudos de pós-graduação - Plataforma Sucupira, bem como o temas dos programas, linhas de pesquisa e disciplinas específicas relacionadas à educação para entender como a subárea atende às demandas de formação de pensadores do desenvolvimento, considerando ou não a educação como discussão primordial.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMBONI, Vanderlei. HOMEM, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NACIONAL: TRÊS PREMISSAS DE ESTUDOS EM ÁLVARO VIEIRA PINTO. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, ISSN: 2175-5604 v.14, n.1, p.274-292, abr. 2022. Disponível em:
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48238/26652 - Acesso em: julho de 2022.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa de Almeida. São Paulo: Editora Perspectiva, 1979.
CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Diretoria de
Avaliação (DAV). Documento de Área: Área 30: Planejamento Urbano e Regional e
Demografia. Maio 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-
conteudo/planejamento-urbano-pdf. Acesso em: julho de 2022.
CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Diretoria de
Avaliação (DAV). Manual Coleta. Coleta Capes. Conceitos e Orientações. Manual de preenchimento. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf;jsessionid=4xuRl+sJxxlNq1SA6JwiaSJQ.sucupira-213 Acesso em: julho de 2022.
FREITAG, Barbara. Democratização, universidade, revolução. In: D‟INCAO, Maria Angela. O saber militante. São Paulo: Paz e Terra, 1987. p. 163-180.
________________. Florestan Fernandes por ele mesmo. In: Estudos Avançados. São Paulo, v. 10, n. 26, p. 129- 172, jan./abr. 1996.
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil, Ensaio de Interpretação Sociológica. 3. Zahar Editores, Ed. 1981
________________. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus/Edusp, 1966.
________________. Circuito Fechado. Quatro ensaios sobre o “Poder Institucional”. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
HEBECHE, Luiz. ONTOLOGIA I. Florianópolis: Filosofia/EAD/UFSC, 2012.
JAEGER, Werner. PAIDÉIA: A Formação do Homem Grego. Tradução Arthur M. Perreira. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Diretoria de Avaliação. (DAV). Conceitos e orientações
Manual de preenchimento.https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf;jsessionid=zHoQKhI8Y2JpbhrJL-hCPZKJ.sucupira-203
PINTO, Álvaro Vieira. IDEOLOGIA E DESENVOLVIMENTO NACIONAL. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Superior de Estudos Brasileiros. Rio de Janeiro, 1959.
___________________. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 1982.
PONCE, Aníbal. EDUCAÇÃO E LUTA DE CLASSE. Tradução de José Severo de Camargo Pereira. São Paulo: Editora Cortez, 1996.
SANTOS, Theotonio dos. DEMOCRACIA E SOCIALISMO NO CAPITALISMO DEPENDENTE. Petrópolis: Vozes, 1991.
_______________________. Evolução Histórica do Brasil: Da Colônia à Crise da “Nova República”. Expressão Popular: São Paulo, 2021.
SOARES, E. V. Educação e democracia na trajetória de Florestan Fernandes. Fundação Perseu Abramo, 2006. Disponível em: https://fpabramo.org.br/2006/04/15/educacao-e-democracia-na-trajetoria-de-florestan-fernandes/ - Acesso em: julho de 2022
Links consultados:
https://www.oecdbetterlifeindex.org/pt/quesitos/education-pt/#:~:text=O%20aluno%20m%C3%A9dio%20na%20OCDE,do%20Sul%20com%20520%20pontos. Acessado em 07.07.2022.
https://www.brasildefato.com.br/2018/10/03/emenda-95-o-enfraquecimento-do-pacto-social. Acessado em 11.07.2022.
https://www.brasildefato.com.br/2022/06/23/muito-mais-que-o-mec-veja-outros-casos-de-corrupcao-do-governo-bolsonaro. Acessado em 24.07.2022
https://fpabramo.org.br/2006/04/15/educacao-e-democracia-na-trajetoria-de-florestan-fernandes/ - Acessado em 25.07.2022
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Revista Húmus
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.