Experiências referenciais da Educação escolar indígena brasileira

Auteurs-es

  • Jose Manuel Ribeiro Meireles University of Nottingham

Résumé

O artigo apresenta o conceito de escola referencial, marca original deste trabalho, discorre sobre este termo principalmente ao abordar as escolas referenciais como tais, por balancearem o ensino do conhecimento ocidental com o tradicional. Apresenta também escolas indígenas referenciais em três regiões brasileiras distintas.Traz a discussão sobre a necessidade de se ensinar o conhecimento tradicional nas escolas indígenas e não somente o universal como é defendido por uma tendência dos estudos sobre a educação escolar indígena.O ponto de partida histórico da educação escolar indígena aconteceu no Acre. Tanto lá quanto em outras regiões, o método desenvolvido nas escolas ditas referenciais foi o de Paulo Freire.A importância da educação escolar indígena foi primordial na formação de organizações indígenas, responsáveis pelo avanço dos direitos indígenas contidos na Constituição Federal de 1988.

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Biographie de l'auteur-e

Jose Manuel Ribeiro Meireles, University of Nottingham

Culture Langguages and Area Studies

Spanish Portuguese and Latin America Studies

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Publié-e

2021-08-28

Comment citer

Ribeiro Meireles, J. M. (2021). Experiências referenciais da Educação escolar indígena brasileira. Revista Húmus, 11(33). Consulté à l’adresse https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15580

Numéro

Rubrique

Perspectivas do Desenvolvimento Regional