INCLUSÃO E CURRÍCULO: desafios contemporâneos

Autores/as

  • Kelvin Custódio Maciel Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Jeice Campregher Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Jacqueline Leire Roepke Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI)

Resumen

O presente artigo visa promover reflexões sobre as relações entre inclusão e currículo. Propomos diálogos articulados às Políticas e Gestão Educacional, à BNCC e à formação docente. A pesquisa de caráter teórico-bibliográfico buscou investigar em legislações, decretos, artigos e livros de especialistas na área de educação especial, as relações entre inclusão e currículo e os desafios enfrentados na efetivação das práticas inclusivas no espaço escolar. Os resultados obtidos demonstram que há ainda no Brasil uma distância considerável entre o discurso estabelecido pelos órgãos responsáveis e as ações que viabilizam a efetivação da inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais. Ressalta-se a importância das reflexões sobre a inclusão escolar e o currículo fazerem parte do cotidiano da formação dos professores, tendo em vista que muitos dos profissionais da educação não são preparados para os desafios da educação inclusiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kelvin Custódio Maciel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professor de Filosofia no Centro Universitário Leonardo da Vinci. Doutorando em Filosofia no PPGF da PUCPR.

Jeice Campregher, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professora no curso de Letras no Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Doutoranda em Educação no PPGE da FURB.

Jacqueline Leire Roepke, Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI)

Professora do curso de Educação Especial no Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Mestre em educação pela FURB.

Citas

ANDRADE, C. Y.; et al. Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 93, n. 235, p. 698-719, 2012.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília: Inep, p. 404, 2015.

CARNIEL, F. A reviravolta discursiva da Libras na educação superior. Revista Brasileira de Educação. v. 23, p. 1-21, 2018.

CHAMBAL, L. A.; BUENO, J. G. S. A formação de professores na perspectiva da educação inclusiva em Moçambique: uma perspectiva crítica. Cadernos CEDES. v. 34, n. 93, p. 225-239, 2014.

COSTA, C. M.; MUNSTER, M. A. V. Adaptações Curriculares nas Aulas de Educação Física Envolvendo Estudantes com Deficiência Visual. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 23, n. 3, p. 361-376, 2017.

COSTA, W. G.; SILVA, V. L. A desconstrução das narrativas e a reconstrução do currículo: a inclusão dos saberes matemáticos dos negros e dos índios Brasileiros. Educação em Revista. n. 36, p. 245-260, 2010.

GOODSON, I. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1996.

JORDAO, C. M. Epistemofagia transformadora: saberes locais e inclusão no ensino superior brasileiro. Educação em Revista. v. 27, n. 2, p. 249-276, 2011.

KRAEMER, G. M.; THOMA, A. S. Acessibilidade como Condição de Acesso, Participação, Desenvolvimento e Aprendizagem de Alunos com Deficiência. Psicologia: Ciência e Profissão. v. 38, n. 3, p. 554-563, 2018.

LIMA, A. L. G.; GIL, N. L. Sistemas de pensamento na educação e políticas de inclusão (e exclusão) escolar: entrevista com Thomas S. Popkewitz. Educação e Pesquisa. v. 42, n. 4, p. 1127-1151, 2016.

MAGALHAES, R. C. B. P.; SOARES, M. T. N. Currículo escolar e deficiência: contribuições a partir da pesquisa-ação colaborativo-crítica. Cadernos de Pesquisa. v. 46, n. 162, p. 1124-1147, 2016.

OLIVEIRA, M. L.; et al. Educação inclusiva e a formação de professores de ciências: o papel das universidades federais na capacitação dos futuros educadores. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). v. 13, n. 3, p. 99-117, 2011.

OMOTE, S.; et al. Mudança de atitudes sociais em relação à inclusão. Paidéia (Ribeirão Preto). v. 15, n. 32, p. 387-396, 2005.

ORRÚ, Sílvia Ester. Base Nacional Comum Curricular: à Contramão dos Espaços de aprendizagem inovadores e inclusivos. Revista Tempos E Espaços Em Educação, v. 11, n. 25, p. 139-152, 2018.

PEIXOTO, Marcus Valerius da Silva et al. Análise da participação popular na política de atenção à saúde da pessoa com deficiência em Aracaju, Sergipe, Brasil. Interface (Botucatu). v. 22, n. 67, p. 1099-1110, 2018.

POPKEWITZ, T.; LINDBLAD, S. A fundamentação estatística, o governo da educação e a inclusão e exclusão sociais. Educação & Sociedade. v. 37, n. 136, p. 727-754, 2016.

POPKEWITZ, T. S. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, T. T. da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SILVA, T. T. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico Crítica. 10 ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

VIANA, Agnes Cristine Duailibi; SILVA, Fabiany Tavares. Produção intelectual de crítica nas análises sobre a base nacional comum curricular. In: Colóquio internacional de educação especial e inclusão escolar, 2019, Florianópolis. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2019. Disponível em: <https://proceedings.science/cintedes-2019/papers/producao-intelectual-de-critica-nas-analises-sobre-a-base--nacional-comum-curricular> Acesso em: 18 maio de 2021.

VIEIRA, A. B.; RAMOS, I. O. Diálogos entre Boaventura de Sousa Santos, Educação Especial e Currículo. Educação & Realidade. v. 43, n. 1, p. 131-151, 2018.

VIEIRA, A. Braga.; RAMOS, I. O.; SIMÕES, R. D. Inclusão de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento: atravessamentos nos currículos escolares. Educação e Pesquisa. v. 44, p. 1-18, 2018.

ZUCCHETTI, D. T. A inclusão escolar vista sob a ótica de professores da escola básica. Educação em Revista. v. 27, n. 2, p. 197-218, 2011.

Publicado

2021-08-28

Cómo citar

Maciel, K. C., Campregher, J., & Roepke, J. L. (2021). INCLUSÃO E CURRÍCULO: desafios contemporâneos. Revista Húmus, 11(33). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17005

Número

Sección

Perspectivas da Filosofia