Analisando a competência da leitura no 5º ano do ensino fundamental na unidade escolar Dr. Agnelo Pereira da Silva
Resumen
Este artigo analisa a competência da leitura no 5º ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo a análise das concepções que as professoras têm sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura em sala de aula. O trabalho consiste em uma análise sucinta da prática de leitura de duas professoras, as quais manifestaram-se de forma aberta, dinâmica e espontânea sobre questões norteadoras, tais como planejamento, recursos e metodologias utilizados, dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem para desenvolver a competência da leitura e as soluções apontadas para sanar estas dificuldades. Os referenciais teóricos estão delimitados dentro do tema abordado, de forma a direcionar e facilitar a compreensão do ato de ler, contextualizados com os fatores associados à prática cotidiana dos sujeitos envolvidos. Os resultados apontam para problemas diversificados, que vão desde a falta de sincronia no planejamento das aulas, passando pela divergência na didática de ambas as entrevistadas, convergendo apenas quanto à necessidade de maior envolvimento da família enquanto solução mediadora para sanar as dificuldades encontradas em sala de aula. Toda esta análise busca ser descrita em uma linguagem clara e objetiva, em conexão com o leitor, e desta forma suscitar a criticidade sobre o tema. Nossas conclusões estão pautadas e fundamentadas dentro de uma perspectiva que sugere maior diversificação no processo de ensino-aprendizagem da leitura, e que a integração da família é apenas um dos fatores envolvidos neste contexto, que não pode ser visto de forma isolada.