DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: singularidades em comunidades expost-facto com a nucleação das escolas rurais

Autores/as

  • Reinaldo Knorek UNICENTRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE PARANÁ
  • Ancelmo Schörner UNICENTRO - (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE PARANÁ)
  • Carlos Alberto Marçal Gonzaga Universidade Estadual do Centro-Oeste. UNICENTRO

Resumen

RESUMO – Este artigo se fundamenta na ciência do desenvolvimento comunitário, baseada na área da educação do campo, por meio de análises e singularidades que exibem características cognitivas e psicológicas do desenvolvimento humano nas comunidades rurais após a nucleação das escolas rurais. Embora, os planos da educação no campo, sejam de melhorar as práticas pedagógicas, estruturas das escolas e a área econômica, defendida por muitos, ficam, sobretudo, as questões do desenvolvimento das pessoas nas comunidades produzindo, assim, novos paradigmas comunitários sem a escola local. O método utilizado tem como objetivos o exploratório explicativo, de abordagem quantitativa-qualitativa e de procedimentos bibliográfico documental expost-facto a partir da coleta de dados primários, por meio de entrevistas e aplicação de questionários sobre da nucleação das escolas rurais, nos limites do município de Canoinhas- SC. Conclui-se, contudo, que a nucleação das escolas rurais, mesmo tendo proporcionado ganhos pedagógicos, estruturais e econômicos nas escolas, em todo seu contexto e impactos, modificou o comportamento das pessoas em comunidades locais, na vida diária, devido a ausência das crianças, durante o dia nas escolas da comunidade-local: ocasionando novos costumes, sentimentos de saudosismo e singularidades com perdas irreparáveis ao com bem do desenvolvimento comunitário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Reinaldo Knorek, UNICENTRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE PARANÁ

Professor, Pós doutorando pela UNICENTRO (Universidade Centro-Oeste Paraná) Pós Doutor pela Universidade Nova de Lisboa. Doutor pela UFSC.

Ancelmo Schörner, UNICENTRO - (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE PARANÁ)

Professor Doutor em história e no Programa de Mestrado e Doutorado da Unicentro - Irati- Pr.

Carlos Alberto Marçal Gonzaga, Universidade Estadual do Centro-Oeste. UNICENTRO

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Comunitário. UNICENTRO –PR.

Citas

ARISTÓTELES. Metafísica, Editora Globo. Porto Alegre, 1969

ÁVILA, Fernando Bastos. Pequena Enciclopédia da Doutrina Social da Igreja. Edições Loyola. São Paulo, 1991.

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual / Zygmunt Bauman; tradução Plínio Dentzien. — Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases - LDB. Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: . Acesso em 05 maio, 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_05.10.1988/CON1988.pdf. Acesso em: 10 agosto. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Brasília, DF, 24 dez. 1996. Disponível em: Acesso em: 10 maio 2020

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. A educação no Brasil rural/Alvana Maria Bof (organização); Carlos Eduardo Moreno Sampaio et al. – Brasília: 2006. Disponível em:

CARMO, Hermano. Desenvolvimento Comunitário. Universidade Aberta. Lisboa, 1999

CELINA Souza. Estado da Arte da Pesquisa em Políticas Públicas. In: HOCHMAN, Gilberto. Políticas públicas no Brasil. (Org.) Rio de Janeiro. Editora Fio Cruz, 2007.

HEVIA RIVAS, Ricardo Hevia. Política de descentralización en la educación básica y media en América Latina: Estado del Arte. Santiago de Chile: Unesco/Reduc, 1991.

MUNARIM, A. SCHMIDT, W. Educação do campo e políticas públicas: reconhecer como diferente para agir diferentemente. Revista Pedagógica, Chapecó, v.15, n.31, p 21-43, jul./dez. 2013.

PASTORIO, Eduardo. Nucleação Das Escolas Do Campo: O Caso Do Município De São Gabriel/Rs. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Geografia, Área de Concentração em Análise Ambiental e Dinâmica Espacial, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito final para obtenção do grau de Mestre em Geografia, 2015

OLIVEIRA, Katia Lucena Alves de. Política de Nucleação de Escolas do Meio Rural: Repercussões em Comunidades do Oeste Catarinense. Programa de Pós-graduação em Educação, UNOESC, Joaçaba, 2018.

ROMÃO, José Eustáquio. Poder local educação. São Paulo: Cortez, 1992.

SANTA CATARINA. Decreto nº 2.344, de 21 de outubro de 1997. Aprova acordo celebrado entre a Secretaria de Estado da Educação e do Desporto e Municípios. Florianópolis, 1997. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/sc. Acesso em 19 maio de 2020.

Publicado

2021-08-28

Cómo citar

Knorek, R., Schörner, A., & Gonzaga, C. A. M. (2021). DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: singularidades em comunidades expost-facto com a nucleação das escolas rurais. Revista Húmus, 11(33). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15270

Número

Sección

Perspectivas do Desenvolvimento Regional