TEORIA DA COMPLEXIDADE E OS CONFLITOS INTERSUBJETIVOS: novos olhares acerca das divergências de interesses

Autores/as

  • Fernanda Serrer
  • Doglas Cesar Lucas

Resumen

O presente trabalho busca empreender uma releitura dos conflitos intersubjetivos a partir da Teoria da Complexidade, partindo da constatação de que o pensamento jurídico moderno tem legado ao Direito o papel de redutor das complexidades conflitivas. Parte da constatação de que a racionalidade jurídica moderna tem transformado divergências de interesses em permutas de argumentos em meio a procedimentos judiciais lineares e simplificadores, buscando pela via tradicional de solução de divergências eliminar quaisquer interações conflitivas. Verifica as contribuições da Teoria da Complexidade para um novo olhar acerca dos conflitos, descortinando sua parcela caótica produtora de novas possibilidades de vida e convivência. Ao final, assentado no pensamento complexo, tributa ao resgate da sensibilidade a chave para religar o ser humano a sua humanidade concebendo novos modos para o tratamento dos conflitos intersubjetivos.

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Biografía del autor/a

Fernanda Serrer

Doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), RS, BRASIL. Professora do Curso de Direito da Unijuí. E-mail: fernanda.serrer@unijui.edu.br.

Doglas Cesar Lucas

Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil(2008). Professor dos Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e professor no Curso de Direito da Faculdade Cnec Santo Ângelo. Professor colaborador do mestrado e doutorado em Direito da URI - Santo Ângelo. E-mail: doglasl@unijui.edu.br

Citas

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Publicado

2020-04-22

Cómo citar

Serrer, F., & Cesar Lucas, D. (2020). TEORIA DA COMPLEXIDADE E OS CONFLITOS INTERSUBJETIVOS: novos olhares acerca das divergências de interesses. Revista Húmus, 10(28). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/12425

Número

Sección

Perspectivas do Direito, Educação e Literatura