Os temas transversais contemporâneos da BNCC através do olhar da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.39Keywords:
BNCC, school, literature, integral formationAbstract
Este artigo tem por objetivo a discussão sobre a pretensão da BNCC que, como documento orientador do currículo da Educação Básica, também reflete a respeito do conceito de formação integral, a qual viabilizaria o desenvolvimento do ser humano em suas dimensões física, intelectual, social e emocional. Assim, com o nosso olhar voltado às competências gerais da BNCC e, mais especificamente, a uma das habilidades ali apontadas, proposta pelo componente de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), e que tem como objetivo o desenvolvimento da empatia, nos posicionamos em favor da utilização do texto literário como abordagem de reflexão crítica em sala de aula. Para tal discussão, tomamos como motivador os textos do escritor Lima Barreto, por conter fatos relatados em tempos e contextos diferentes dos atuais, e que aludem, especialmente, à exclusão social e ao preconceito racial.
Downloads
References
BARBOSA, Francisco de Assis. A vida de Lima Barreto: 1881-1922 - 11 ed. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2017.
BARBOSA, Francisco de Assis. In. Melhores Contos de Lima Barreto. 8ª. Ed. São Paulo: Global, 2002.
BARRETO, Afonso Henriques de Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. 23. ed. São Paulo: Ática, 2002.
BARRETO, Afonso Henriques de Lima. Recordações do escrivão Isaias Caminha. (Org). Célia A. N. Passoni. 1ª Ed. São Paulo: Núcleo, 1996.
BARRETO, Afonso Henriques de Lima. Obras Completas. Organização de Francisco de Assis Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1956, 17v.
BARRETO, Afonso Henriques de Lima. Diário Íntimo. São Paulo - Rio de Janeiro: Editora Mérito S.A, 1953.
BOSI, Alfredo. Prefácio. O cemitério dos vivos: testemunho e ficção. In. Diário do hospício; O cemitério dos vivos. Organização e notas de Augusto Massi e Murilo Marcondes de Moura. – 1ª ed. - São Paulo. Companhia das Letras, 2017.
BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das letras, 1992.
BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. MEC. Secretaria de Educação Básica. Brasilia, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC. Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Lei nº 13.415. Altera as Leis nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. D.O.U. de 17/02/2017, p. 1. Brasília, 2017.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos Temas Contemporâneos Transversais, ética/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BUCK-MORSS, Susan. Hegel e o Haiti: novos estudos. Tradução de Sebastião Nascimento – CEBRAP. n° 90. São Paulo, 2011.
CANDIDO Antonio. A literatura e a formação do homem. In: DANTES, V. (Org.). Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.
CANDIDO, Antonio. Iniciação à literatura brasileira: resumo para principiantes. São Paulo: Humanitas/FFLCH, 1999.
DIAS, André. Lima Barreto e Dostoiévski: vozes dissonantes. Niterói: Editora da UFF, 2012.
FREIRE, Manoel. A motivação autobiográfica em Lima Barreto. In. Manuscrítica - Revista de Crítica Genética. UERN, 2014, (pp.86-96).
FREIRE, Manoel. A retórica do oprimido: sobre a ideia de literatura militante em Lima Barreto. Revista Travessias; Vol 2, N. 1. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2008.
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2000.
PASSONI, Célia A. N. Organizadora. In.: BARRETO, Lima. Recordações do escrivão Isaias Caminha. 1ª Ed. – São Paulo: Núcleo, 1996.
POSSAMAI, Jackeline M. B. Possamai. Entre inclusão e exclusão: a suspensão límbica em Dante Alighieri e Lima Barreto. (Tese de doutorado). UFSC. CCE. Programa de Pós Graduação em Literatura. Florianópolis, 2021.
PRADO, Antonio Arnoni. Lima Barreto: o crítico e a crise. Rio de Janeiro, Cátedra. Brasília: INL, 1976.
RESENDE, Beatriz. (Org). Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Editora UNICAMP, 1993.
SANTA CATARINA. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense. Estado de Santa Catarina. Secretaria de Estado da Educação. – Florianópolis, 2019.
SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Estado de Santa Catarina. Secretaria de Estado da Educação, Florianópolis, 2014
SANTIAGO, Silviano. Meditação sobre o ofício de criar. In. Comemoração. Revista Aletria. V. 6. Belo Horizonte: POSLIT, Faculdade de Letras da UFMG, 1999.
SCHEFFEL, Marcos Vinícius. A vida de Lima Barreto, de Francisco de Assis Barbosa e Lima Barreto: triste visionário, de Lilia Moritz Schwarcz – Resenha. Gragoatá, Niterói, v.23, n. 45, p. 334-342, jan.-abr. 2018.
SCHWARCZ, Lilia K. Moritz. O homem da ficha antropométrica e do uniforme pandemônio: Lima Barreto e a internação de 1914. In.: Sociologia & Antropologia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. v. 1, n.1 (jul. 2011). Rio de Janeiro: PPGSA, 2011.
SCHWARCZ, Lilia K. Moritz. Usos e abusos da mestiçagem e da raça no Brasil: uma história das teorias raciais em finais do século XIX. Revista: Afro-Ásia. Centro de Estudos Afro-Orientais. UFBA- n°18 (1996), pp. 77-101.
SOUSA, Ricardo Alexandre Santos de. A extinção dos brasileiros segundo o conde Gobineau. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz | COC/FIOCRUZ. v. 6, n. 1, p. 21-34, jan/jun 2013.
VASCONCELLOS, Eliane. Entre a agulha e a caneta: a mulher na obra de Lima Barreto. Rio de Janeiro: Lacerda Ed., 1999.
VASCONCELOS, Adaylson Wagner Sousa de. Lilia Moritz Schwarcz - Lima Barreto: triste visionário. Revista: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Resenha (versão impressa ISSN 1518-0158 - versão On-line ISSN 2316-4018). nº 54- Brasília: maio/ago. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Húmus
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.