Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita
Abstract
Este texto apresenta algumas reflexões sobre as práticas docentes de professores alfabetizadores em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. O estudo bibliográfico desenvolvido permitiu destacar que as crianças, mesmo antes de irem para a escola, já têm um amplo conhecimento sobre a leitura e a escrita e que ao valorizar tais conhecimentos o professor auxilia no desenvolvimento de novas aprendizagens e assume a responsabilidade de oportunizar aos seus alunos situações de interação verbal, recorrendo à linguagem como prática discursiva e de relações sociais. Neste sentido, é fundamental ao professor alfabetizador conhecer e compreender a forma como o aluno constrói a escrita e a leitura, bem como, os mecanismos que ele utiliza para dar significado às “coisas”, o que lhe permitirá fazer deduções e escolher as ferramentas mais adequadas para um melhor desenvolvimento do ato educativo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-01-01
How to Cite
Cury, E., & Mendes, L. R. S. (2014). Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita. Revista Húmus, 3(9). Retrieved from https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1911
Issue
Section
Artigos