A presença do segmento pais ou responsáveis na gestão escolar

Autores

  • Janeth Aparecida Scofield Souza FEAD
  • Jacqueline Oliveira Leão UFMG

Resumo

O presente estudo objetiva precipuamente analisar a presença do segmento pais ou responsáveis na gestão escolar. A literatura especializada sobre o tema, bem como as experiências educacionais das pesquisadoras apontam que a relação família e escola refletem, assim como as novidades no campo gerencias da escola pública, as mudanças sociais, econômicas, legais e administrativas ocorridas nas últimas décadas. Transparece ainda a ocorrência de pais ou responsáveis pouco interessados em participar das às questões administrativas da escola. Em contrapartida os pais ou responsáveis quando pesquisados, apontam para o fato de que a escola busca envolver a comunidade escolar nas atividades administrativas. Sendo assim, este estudo visa contribuir com a discussão que permeia as recentes mudanças no âmbito da gestão escolar. Como resultado final, a presente análise aponta para a necessidade da prática da gestão participativa na escola estudada, através da formação e efetivação dos órgãos que a compõe, em especial atenção para o Colegiado Escolar, pelo que devem ser preservadas e exercidas as suas funções que são ações: deliberativas, consultivas, avaliativas e mobilizadoras.

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Biografia do Autor

Janeth Aparecida Scofield Souza, FEAD

Mestre em Administração - FEAD

Jacqueline Oliveira Leão, UFMG

Pós-Doutora em Estudos Literários - UFMG

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Publicado

2014-08-01

Como Citar

Souza, J. A. S., & Leão, J. O. (2014). A presença do segmento pais ou responsáveis na gestão escolar. Revista Húmus, 4(11). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2828