INCLUSÃO E CURRÍCULO: desafios contemporâneos

Autores

  • Kelvin Custódio Maciel Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Jeice Campregher Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Jacqueline Leire Roepke Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI)

Resumo

O presente artigo visa promover reflexões sobre as relações entre inclusão e currículo. Propomos diálogos articulados às Políticas e Gestão Educacional, à BNCC e à formação docente. A pesquisa de caráter teórico-bibliográfico buscou investigar em legislações, decretos, artigos e livros de especialistas na área de educação especial, as relações entre inclusão e currículo e os desafios enfrentados na efetivação das práticas inclusivas no espaço escolar. Os resultados obtidos demonstram que há ainda no Brasil uma distância considerável entre o discurso estabelecido pelos órgãos responsáveis e as ações que viabilizam a efetivação da inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais. Ressalta-se a importância das reflexões sobre a inclusão escolar e o currículo fazerem parte do cotidiano da formação dos professores, tendo em vista que muitos dos profissionais da educação não são preparados para os desafios da educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Kelvin Custódio Maciel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professor de Filosofia no Centro Universitário Leonardo da Vinci. Doutorando em Filosofia no PPGF da PUCPR.

Jeice Campregher, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professora no curso de Letras no Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Doutoranda em Educação no PPGE da FURB.

Jacqueline Leire Roepke, Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI)

Professora do curso de Educação Especial no Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Mestre em educação pela FURB.

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Publicado

2021-08-28

Como Citar

Maciel, K. C., Campregher, J., & Roepke, J. L. (2021). INCLUSÃO E CURRÍCULO: desafios contemporâneos. Revista Húmus, 11(33). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17005

Edição

Seção

Perspectivas da Filosofia