Trilhando os caminhos da Sankofa: relações étnico-raciais nas dissertações do PPGLI/Ufac

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n30.2024.14

Mots-clés :

Estado da Arte, PPGLI/Ufac, Dissertações, Etnico-raciais

Résumé

O presente texto objetiva identificar os produtos desenvolvidos com recorte étnico-racial no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, mostrando as atividades que são desenvolvidas dentro do programa. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste texto é o “estado da arte” (Ferreira, 2002), em consonância com Revisão de literatura (Luna, 1999), no qual realizou-se um mapeamento, por meio da pesquisa bibliográfica, assentada na análise das dissertações produzida pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre (PPGLI/Ufac) de 2007 a 2020, por intermédio do Banco de Dissertação, disponível na página oficial da referida instituição federal de ensino superior. O estudo partiu dos pressupostos teóricos de autores como: André (2009); Ferreira (2002); Megid (1999); Vosgerau e Romanowski (2014). Os estudos aqui sistematizados mostram lacunas dentro de seus espaços investigativos, sendo, fontes importantes para se pensar a construção de políticas de promoção de igualdade, a fim de suprir as ausências demonstradas nas pesquisas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Jardel Silva França, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE/AC)

Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (PPGLI/ Ufac). Licenciado em História (Ufac). Aperfeiçoado Uniafro em Políticas de Promoção de Igualdade Racial na Escola. Membro do corpo editorial da Revista Das Amazônias / Revista Discente de História da Ufac (DAM/Ufac), com Qualis B3.  Filiado à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras (ABPN). Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac).

Références

ALMEIDA, Iara da Silva Castro. História e cultura dos povos indígenas: abordagem e prática escolar a partir da lei 11.645/08 em Rio Branco / estudo do caso Cap. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, 2016.

ALVES, Amanda Silva. Africanismos em quatro Atlas Linguísticos regionais brasileiros e sua dicionarização. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, 2010.

ANDRÉ, Marlí Eliza Dalmazo Afonso de. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 41-56, ago./dez. 2009.

BORTOLI, Cristiane de. Tradições orais e canções Shanenawa através das memórias de Shuayne, patriarca da aldeia Shane Kaya. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, 2018.

BRASIL. Lei 10.639/2003. Brasília: Senado Federal, 2003.

BRASIL. Lei 11.645/2008. Brasília: Senado Federal, 2008.

CAMPÊLO, Andrea Almeida. Bilinguismo e identidade: um olhar sobre a escola Noke Koĩ/Katukina. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, 2016.

COLOMBO, Nayra Claudinne Guedes Menezes. Corpos negros x falas brancas: as representações do negro na literatura de expressão amazônica. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, 2008.

COSTA, Maria Nalrizete da Silva. Um povo que murmura no Purus: uma leitura de narrativas Madija. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, 2011.

CRUZ, João Batista Nogueira. Ensino e aprendizagem na Escola Estadual Indígena Tamãkãyã: um olhar sobre as tensões entre a língua materna (Noke Vana) e a Língua Portuguesa. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, 2016.

CUNHA, Manoel Estébio Cavalcante da. O Acre e a Educação Escolar Indígena Intercultural, Diferenciada e Bilíngüe. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, 2012.

FALCÃO, Francisco Charles Fernandes. Projeto Político-Pedagógico Shanenawa: saberes, fazeres e práticas discursivas. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, 2017.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, Agosto/2002.

LIMA, Rafaela da Silva de. Os conteúdos afro-brasileiros e indígenas na escola Glória Perez: um enfoque na disciplina de Arte. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, 2016.

MANCHINERI, Soleane de Souza Brasil. Trajetórias dos Manchineri do seringal Guanabara. (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, 2018.

MARTINS, Rozangela de Melo. O perfil da toponímia indígena na zona rural do Estado do Acre. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, 2015.

MEGID, Jorge Neto. O que sabemos sobre a pesquisa em ensino de ciências no nível fundamental: tendências de teses e dissertações defendidas entre 1972 e 1995. II Encontro Nacional de Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1999.

MEGID, Jorge Neto. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências no nível fundamental. Tese de doutorado, Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas, 1999.

NASCIMENTO, Valdirene. Identidade e práticas interculturais na escola indígena Apurinâ na aldeia Camicuã – Boca do Acre. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, 2016.

ROCHA, Flávia Rodrigues Lima da. Inaudíveis e invisíveis: representações de negros na historiografia acreana. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, 2008.

SANTOS, Armstrong da Silva. Haitianos na Amazônia Sul-Ocidental: identidades e narrativas em trânsito. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, 2012.

SILVA, Thiago Muniz da. Um curumim na Amazônia: as representações da cultura indígena em Yaguarê Yamã. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, 2016.

SOUZA, Myully dos Santos. Sob mestiços olhares: leitura do indígena acreano em Darci Seles, Raimundo Moraes e Lullu Manchineri. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade. Disponível em: https://posletrasufac.com/. Acesso: 26 jan. 2024.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos, ROMANOWSKI Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-26

Comment citer

FRANÇA, Jardel Silva.
Trilhando os caminhos da Sankofa: relações étnico-raciais nas dissertações do PPGLI/Ufac
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 15, n. 30, 26 déc. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/23022. Acesso em: 4 janv. 2025.