Municipal public school of Parintis - AM: teaching and practice of literary reading in an 8th grade class of elementary school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n30.2024.15

Keywords:

Reading Practice, Elementary Education, Parintins, Amazonas

Abstract

The literary universe is grand and vast, and it is evident that it cannot be fully presented in a few hours of class. However, the current educational system shows a noticeable lack of encouragement for reading. The time allocated to reading is minimal compared to the time dedicated to teaching grammar, and when literary texts are studied in the classroom, their role often focuses on teaching Portuguese grammar. In our article, we aim to address the reality of students growing up in a society with little encouragement for reading literary texts and less access to books, as evidenced by the low literacy rates in Brazil according to the Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS) 2023. Our research is based on actionresearch and bibliographic studies with a qualitative approach and a dialectical focus, as we investigate a
social reality and the factors that influence it, analyzing reading encouragement practices in the classroom considering the new educational guidelines proposed by the BNCC (National Common Curricular Base) in a public elementary school in Parintins – AM. Our theoretical framework includes studies by Calvino (2002), Cosson (2014; 2020), Culler (1999), Freire (1989; 1992), Lajolo (2011), Todorov (2009), and Zilberman (1991). Thus, we will demonstrate that the classroom, the school, and the family can inspire children and adolescents to embrace reading, not merely as an educational requirement to distinguish students, but to highlight the benefits that the reading habit provides.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Dilce Pio Nascimento, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas(2013). Possui especializações em Literatura Brasileira Moderna e Pós-Moderna pela Universidade Federal do Amazonas (2003); especialização Aperfeiçoamento em Língua Latina e Tradução dos Clássicos. É graduada em Licenciatura Plena em Letras- Língua Portuguesa (UFAM,2002). É membro do Núcleo de Pesquisa Núcleo de Investigação de Cultura e da Educação no Baixo Amazonas. Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado do Amazonas, no Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP-UEA). Atua nas áreas de Letras, com ênfase em Teatro, Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, Literatura Amazonense e Literatura Pan-Amazônica. Atuou como professora de Literatura Brasileira e Portuguesa na Universidade Federal do Amazonas (2007 a 2009). Orientadora de Paics na vertente de escrituras feminina, sinopses teatrais no Amazonas e teatro indígena. Orienta vários TCCs sobre literatura Oral, Letramento literário e práticas teatrais em sala de aula. Atualmente é Subcoordenadora do Programa de Extensão "Movimentos literários: da antiguidade clássica ao contemporâneo em contexto de Parintins". Nesse programa coordena dois projetos de Extensão, um de poesia e outro de teatro em contexto amazônico: "A declamação de poesia em sala de aula" e "Literatura amazônica em cena na cidade de Parintins (LAMCEPIN). Atua na seguinte Linha de Pesquisa: Escritura e Representações: Memória e História no Baixo Amazonas. Atuou como Coordenadora de área do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, com o subprojeto Literatura no palco: gêneros textuais em ação, financiado pela CAPES (2012 à 2017). Ganhou o Prêmio Literário de poesia da Academia de Letras do Brasil-Amazonas no concurso "Universo poético da Mulher Amazonense".

Terciane Santos Castro

 É Licenciada em Letras pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas (2023). Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Literaturas. Atuou em monitoria na disciplina de Estudos Temáticos de Literatura Brasileira. Voluntária em Projetos de Extensão na área Teatro Clássico. Foi bolsista do Programa de Residência Pedagógica (2022-2023). 

Heloísa Reis Curvelo, Universidade Federal do Maranhão

É doutora, mestre e especialista em Linguística, Professora de Língua e literatura espanhola, do Curso de Letras/Espanhol, Campus Dom Delgado/UFMA, Professora da Programa de Pós-graduação em Letras/Mestrado acadêmico, Campus Bacabal/UFMA, Coordenadora do Projeto de Pesquisa: Toponímia Maranhense. Tem desenvolvido/orientado pesquisas em iniciação científica, Lexicologia, Toponomástica, Língua e Literaturas de expressão espanhola, Metodologias Ativas de aprendizagem, Andragogia e de práticas pedagógicas que envolvem gamificação.

References

ARISTÓTELES. Poética. Trad. Ana Maria Valente. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em . Acesso: 6 ago. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2018. Brasília, DF: Inep, 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Brasil no PIRLS 2021: Sumario Executivo. Brasília, DF: Inep, 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: Ensino Fundamental Regular - Anos Finais. Brasília, DF: Inep, 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Boletim da Escola: Saeb 2021. Brasília, DF: Inep, 2021.

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2002.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Beça Produções Culturais Ltda, 1999.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2011.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o Ensino da literatura. Curitiba: Ibpex, 1991.

Published

2024-12-26

How to Cite

NASCIMENTO, Dilce Pio; CASTRO, Terciane Santos; CURVELO, Heloísa Reis.
Municipal public school of Parintis - AM: teaching and practice of literary reading in an 8th grade class of elementary school
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 15, n. 30, 26 Dec. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/23226. Acesso em: 4 jan. 2025.