Processos de composição dos sinais em Libras dos bairros de São Luís
DOI:
https://doi.org/10.18764/2177-8868v16n31e25426Palabras clave:
composição, Libras, processos morfológicos, bairros, São LuisResumen
Este trabalho apresenta um estudo sobre a morfologia da Língua Brasileira de Sinais(Libras). Tem o objetivo de identificar os processos morfológicos de composição dos sinais dos bairros de São Luís. Esta é uma pesquisa descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Para análise foram selecionados 70 sinais na plataforma Maranhão em Sinais. Os sinais extraídos da plata- forma foram analisados de acordo com Felipe (2006) e Rodero-Takahira (2020), e agrupados de acordo com os processos de justaposição e aglutinação. Foram encontrados quatro grupos de sinais diferentes, sinais compostos por justaposição, sinais compostos por aglutinação, sinais compostos por justaposição e aglutinação e sinais simples. Os processos morfológicos de composição identificados foram agrupados em três grupos principais: (i) sinais compostos por justaposição, (ii) sinais compostos por aglutinação, e (iii) sinais compostos por justaposição e aglutinação. No primeiro grupo foram observados 42 sinais com processo morfológico de justaposição, sendo 13 com soletração + sinal; 2 com sinal + soletração; 18 com sinal + sinal; 2 com sinal + classificador; 1 com classificador + sinal; 2 com soletração + classificador; e 4 com soletraço + soletração. No segundo grupo foram identificados 25 sinais compostos por aglutinação, sendo 1 com sinal + sinal; 10 com soletração + sinal; 5 com soletração + classificador; e 9 com sole- tração + soletração. No terceiro grupo foram identificados 3 sinais compostos por justaposição e aglutinação, não havendo subgrupo de classificação. Com a análise foi demonstrado que há mais sinais com processos de justaposição, enquanto aqueles com composição por aglutinação são menos frequentes. Além disso, pôde verificar a presença de 03 bairros representados so- mente com datilologia e a ausência de sinais para 08 bairros de São Luís. Espera-se que esta pesquisa impulsione mais pesquisadores a realizar estudos referentes a essas questões e contribuam no processo de disseminação da Libras e inclusão do surdo e de sua língua na sociedade.
Descargas
Citas
ABREU, Walber Gonçalves. Processos de formação de sinais: um estudo sobre derivação e incorporação nominal na Língua Brasileira de Sinais. 2019. 177 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte (Ed.). Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngüe da língua de sinais brasileira: sinais de M a Z. EdUSP, 2001.
FELIPE, Tanya Amara. Os processos de formação de palavra na Libras. ETD Educação Temá- tica Digital, v. 7, n. 02, p. 200-212, 2006.
FERREIRA, Flancieni Aline R. A morfologia em Libras. In: XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2014, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, vol XVIII, nº 07 – Fonética, Fonologia, Ortografia. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2014.
MARANHÃO EM SINAIS. Os sinais do Maranhão. São Luís, 2024. Disponível em: https://portalpa- drao.ufma.br/acessibilidade/maranhao-em-sinais/. Acesso em: 13 nov 2023.
QUADROS, Ronice Muller. Linguística para o ensino superior. Editores Científicos Tommaso Raso, Celso Ferrarezi Jr. São Paulo: Parábola, 2019.
QUADROS, Ronice Müller; KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais brasileira: estudos linguís- ticos. Porto Alegre, ArtMe, 2004.
RODERO-TAKAHIRA, A.G. Questões sobre compostos e morfologia da LIBRAS. Estudos Linguísticos. São Paulo, v. 41, n. 1, 2012.
RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia; SCHER, Ana Paula. Classificando os Compostos da Libras. Porto Das Letras, v. 6, n. 6, p. 152-180, 2020.
SANDALO, Maria Filomena S. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos autorais Littera on line
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

