Processos de composição dos sinais em Libras dos bairros de São Luís

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v16n31e25426

Palabras clave:

composição, Libras, processos morfológicos, bairros, São Luis

Resumen

Este trabalho apresenta um estudo sobre a morfologia da Língua Brasileira de Sinais(Libras). Tem o objetivo de identificar os processos morfológicos de composição dos sinais dos bairros de São Luís. Esta é uma pesquisa descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Para análise foram selecionados 70 sinais na plataforma Maranhão em Sinais. Os sinais extraídos da plata- forma foram analisados de acordo com Felipe (2006) e Rodero-Takahira (2020), e agrupados de acordo com os processos de justaposição e aglutinação. Foram encontrados quatro grupos de sinais diferentes, sinais compostos por justaposição, sinais compostos por aglutinação, sinais compostos por justaposição e aglutinação e sinais simples. Os processos morfológicos de composição identificados foram agrupados em três grupos principais: (i) sinais compostos por justaposição, (ii) sinais compostos por aglutinação, e (iii) sinais compostos por justaposição e aglutinação. No primeiro grupo foram observados 42 sinais com processo morfológico de justaposição, sendo 13 com soletração + sinal; 2 com sinal + soletração; 18 com sinal + sinal; 2 com sinal + classificador; 1 com classificador + sinal; 2 com soletração + classificador; e 4 com soletraço + soletração. No segundo grupo foram identificados 25 sinais compostos por aglutinação, sendo 1 com sinal + sinal; 10 com soletração + sinal; 5 com soletração + classificador; e 9 com sole- tração + soletração. No terceiro grupo foram identificados 3 sinais compostos por justaposição e aglutinação, não havendo subgrupo de classificação. Com a análise foi demonstrado que há mais sinais com processos de justaposição, enquanto aqueles com composição por aglutinação são menos frequentes. Além disso, pôde verificar a presença de 03 bairros representados so- mente com datilologia e a ausência de sinais para 08 bairros de São Luís. Espera-se que esta pesquisa impulsione mais pesquisadores a realizar estudos referentes a essas questões e contribuam no processo de disseminação da Libras e inclusão do surdo e de sua língua na sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Oliveira Barros, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialista em Libras e práticas pedagógicas aplicáveis a educação bilíngue de Surdos pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), e Graduado em Letras Libras pela UFSC. Pesquisa a literatura em língua brasileira de sinais com o foco nas manifestações em suporte escrito pelo sistema SignWriting. Membro do grupo de pesquisa em literatura surda e sinalizada da UFSC, e do grupo de pesquisa dos sinais maranhenses da UFMA. Professor de Libras do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão. Colaborador bolsista do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Estadual do Maranhão. 

Citas

ABREU, Walber Gonçalves. Processos de formação de sinais: um estudo sobre derivação e incorporação nominal na Língua Brasileira de Sinais. 2019. 177 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte (Ed.). Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngüe da língua de sinais brasileira: sinais de M a Z. EdUSP, 2001.

FELIPE, Tanya Amara. Os processos de formação de palavra na Libras. ETD Educação Temá- tica Digital, v. 7, n. 02, p. 200-212, 2006.

FERREIRA, Flancieni Aline R. A morfologia em Libras. In: XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2014, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, vol XVIII, nº 07 – Fonética, Fonologia, Ortografia. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2014.

MARANHÃO EM SINAIS. Os sinais do Maranhão. São Luís, 2024. Disponível em: https://portalpa- drao.ufma.br/acessibilidade/maranhao-em-sinais/. Acesso em: 13 nov 2023.

QUADROS, Ronice Muller. Linguística para o ensino superior. Editores Científicos Tommaso Raso, Celso Ferrarezi Jr. São Paulo: Parábola, 2019.

QUADROS, Ronice Müller; KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais brasileira: estudos linguís- ticos. Porto Alegre, ArtMe, 2004.

RODERO-TAKAHIRA, A.G. Questões sobre compostos e morfologia da LIBRAS. Estudos Linguísticos. São Paulo, v. 41, n. 1, 2012.

RODERO-TAKAHIRA, Aline Garcia; SCHER, Ana Paula. Classificando os Compostos da Libras. Porto Das Letras, v. 6, n. 6, p. 152-180, 2020.

SANDALO, Maria Filomena S. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2004.

Publicado

2025-11-27

Cómo citar

SANTOS, Elis Maria Barbosa Silva dos; BARROS, Ricardo Oliveira; QUIXABA, Maria Nilza Silva.
Processos de composição dos sinais em Libras dos bairros de São Luís
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 16, n. 31, 27 nov. 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/25426. Acesso em: 5 dic. 2025.