RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA E ESTRATÉGIAS DOCENTE

Auteurs-es

Résumé

Este artigo relata as experiências teóricas vivenciadas durante a formação docente, nas aulas da disciplina seminário de pesquisa, que trabalha a temática das relações étnico-raciais no curso de pedagogia, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A metodologia utilizada parte de uma revisão de literatura sobre as obras articuladas no plano de curso e que foram utilizadas durantes as aulas ao longo de um semestre, as leituras obrigatórias abordam os rumos das teorias raciais que propagaram outras categorias conceituais como raça, racismo, discriminação racial, etnia e identidades; já as complementares trouxeram experiências e estratégias pedagógicas construídas por educadores para trabalhar as temáticas das relações raciais no contexto escolar.  Os resultados das leituras apontam duas questões que precisam ser revistas na educação, uma se trata da formação de educadores (as) que precisam conhecer os temas emblemáticos para desmistificar preconceitos; a outra, diz respeito a produção de recursos/estratégias Didático-Pedagógico para combater o racismo e todas as formas de exclusão social gerado por ele

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

GISELE PAULA BATISTA, Instituto de Ensino Superior do Amapá

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), da Linha de Pesquisa Educação, Culturas e Diversidade, financiada pela CAPES; Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP); Especialista em Gestão de Arranjos Produtivos Locais (APL), UNIFAP; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Interculturais.

Références

ANDRADE, Inaldete Pinheiro. Construindo a Auto-Estima da Criança Negra. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008. p.117-123.

GOMES, Nilma Lino. Educação cidadã, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade. In: CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001. p.83-96.

GOMES, Nilma Lino. Educação e Relações Raciais: Refletindo sobre algumas estratégias de atuação. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008. p.143-154.

GOMES, Nilma Lino. Alguns Termos e Conceitos presentes no Debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. Educação antiracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, p.236, 2005.

LIMA, Heloisa Pires. Personagens Negros: um breve perfil na literatura infanto-juvenil. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008. p.101-115.

MOURA, Glória. O Direito à Diferença. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na Escola. 2ª edição revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008.p.69-82.

MUNANGA, K. Identidade, Cidadania e Democracia: algumas reflexões sobre os discursos anti-racistas no Brasil. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 17–24, 2006.

MUNANGA, Kabengele. Teorias sobre o racismo. In: Estudos & pesquisas 4.

Racismo: perspectivas para um estudo contextualizado da sociedade brasileira. Niterói: EDUFF, p. 43-65, 1998.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo,

Identidade e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, 2003.

OROFINO, Maria Isabel. Mídia e educação: contribuições dos estudos da mídia e comunicação para uma pedagogia dos meio escola. In: FLEURI, Reinaldo Matias (Org.). Educação Intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

SANT’ANA, Antônio Olímpio de. História e Conceitos básicos sobre o Racismo e seus derivados. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na Escola. 2ª edição revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008. p.39-65.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SIEWERDT, Maurício José; FLEURI, Reinaldo Matias. Mídias e mediações culturais na escola. In: FLEURI, Reinaldo Matias (Org.). Educação Intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

SILVA, Ana Célia. A Desconstrução da Discriminação no Livro Didático. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na Escola. 2ª edição revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008. p.21-34.

SILVA, Maria Aparecida. Formação de educadores/as para o combate ao racismo: uma tarefa essencial. In: CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001. p.65-82

SILVA, Maria José Lopes da. As artes e a diversidade étnico-cultural na escola básica. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na Escola. 2ª edição revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008. p. 125-142.

SOUZA, M. I. P. de; FLEURI, R. M. Entre limites e limiares de culturas: educação na perspectiva intercultural. In: FLEURI, Reinaldo Matias (org.). Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 53-84.

THEODORO, Helena. Buscando Caminhos nas Tradições. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008. p.83-99.

Téléchargements

Publié-e

2021-11-18

Comment citer

BATISTA, G. P. (2021). RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA E ESTRATÉGIAS DOCENTE. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(11). Consulté à l’adresse https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/17079

Numéro

Rubrique

Artigos