A MÚSICA QUE ACOLHE: UMA EXPERIÊNCIA EXÍLICA EM TAMBÉM OS BRANCOS SABEM DANÇAR

Autores/as

  • Rayana Kelly Rodrigues de Oliveira Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Márcia Manir Miguel Feitosa Universidade Federal do Maranhão

Resumen

A resenha disserta sobre a obra autoficcional Também os brancos sabem dançar: um romance musical do autor angolano Kalaf Epalanga. Kalaf quando jovem precisou sair de Angola para fugir da Guerra Civil e teve como destino Lisboa, Portugual. Recém-pousado no país europeu, observa-se na figura do Kalaf a condição de exiliência (indivíduo deslocado em um espaço que deveria oferecer acolhimento). Todavia, o músico consegue encontrar abrigo no ritmo musical Kuduro, o qual ele toma como símbolo nacional angolano e como marca de sua identidade. A obra se destaca por suscitar temas relevantes como representatividade, condição exílica e angolanidade, além de mostrar a arte como ruptura da intolerância ao que vem de fora das fronteiras.

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Biografía del autor/a

Rayana Kelly Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduanda em Letras/Espanhol pela Universidade Federal do Maranhão

Márcia Manir Miguel Feitosa, Universidade Federal do Maranhão

Professora Titular do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão

Docente Permanente dos Mestrados em Letras e em Cultura e Sociedade

Coordenadora do GEPLIT (Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura)

Citas

EPALANGA, Kalaf. Também os brancos sabem dançar: um romance musical. São Paulo: Todavia, 2018.

NOUSS, Alexis. Pensar o exílio e a migração hoje. Trad. e nota de abertura de Ana Paula Coutinho. Porto: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e Edições Afrontamento, 2013.

Publicado

2021-11-18

Cómo citar

Rodrigues de Oliveira, R. K., & Miguel Feitosa, M. M. (2021). A MÚSICA QUE ACOLHE: UMA EXPERIÊNCIA EXÍLICA EM TAMBÉM OS BRANCOS SABEM DANÇAR. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(11). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/16335

Número

Sección

Resenhas