RELATO DE EXPERIÊNCIA: trabalhando a diversidade étnica-racial na educação infantil

Autores/as

Resumen

O presente trabalho trata de um relato de experiência que foi vivenciado no Colégio Deus Menino, no município de Santa Quitéria do Maranhão – MA, com crianças de 1º período de 3 anos de idade. Tendo por objetivo geral apresentar atividades didáticas que trabalhem as diversidades étnicas-raciais, conduzindo os educandos em fase inicial da educação básica um olhar mais amplo para pluralidade cultural, como a diversidade de etnias, raças e reconhecimento de seus traços físicos como parte de sua historicidade enquanto pessoa humana. De modo que as atividades propostas partiram da data escolhida, dia 20 de novembro, Dia da consciência negra, para reflexão da temática abordada e a obra de Ana Maria Machado, Menina Bonita do laço de fita, como fio norteador e motivador para trabalhar também a identidade e representatividade da criança negra, no intuindo de construir e reconstruir significações no processo de reconhecimento identitário da criança para formação ainda que inicial de um cidadão crítico e reflexivo que se posiciona e dialoga com as diferentes relações humanas. Utilizando de metodologia de natureza exploratória e abordagem qualitativa para elaboração desse trabalho que visa estimular a construção e reflexão de novas práticas e métodos de ensino que contribuam no desenvolvimento na qualidade da educação e que estimulem o diálogo e uma postura ética e mais igualitária na formação social do educando. Assim as atividades propostas foram bastante proveitosas e satisfatórias pois foi possível promover um alargamento de conhecimentos sobre as diversidades étnicas-raciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-05-14

Cómo citar

Silva Sousa, L. M. (2020). RELATO DE EXPERIÊNCIA: trabalhando a diversidade étnica-racial na educação infantil. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 2(4). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/10744

Número

Sección

Relatos de Experiências