ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA ESCOLA AFROCENTRADA: entre a periferia e a educação

Autores/as

  • Marcos Borges dos Santos Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo refletir o cotidiano com a finalidade de auxiliar na construção de um espaço escolar afrocentrado. Diante da situação apresentada desde o século XIX pelo Brasil em que a figura da população negra era inferiorizada e deslegitimada pela sociedade seja no meio midiático ou institucional nos deparamos em pleno século XXI, um país colonizado, aonde a alienação identitária é aprofundada pelas disparidades étnico-raciais que infligem a população negra. Encontramos o racismo travestido pelo paradigma da democracia racial se tornando sutil e agindo de modo eficaz perante a sociedade brasileira. Pensar em meios de transpor com epistemes negras para solucionar tais problemas como o racismo se torna vital para a população negra.

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Biografía del autor/a

Marcos Borges dos Santos Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui curso de Formação de Professores, Modalidade Normal em Nível Médio pelo Instituto de Educação Clélia Nanci (2014), Brasil. Atualmente graduando de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil, desde 2015. Participa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) coordenado pela Profª. Drª Maria Alice Gonçalves Rezende. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sala de aula, iniciação a docência, cidadania e construção moral.

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Publicado

2019-03-13

Cómo citar

Santos Júnior, M. B. dos. (2019). ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA ESCOLA AFROCENTRADA: entre a periferia e a educação. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 2(3). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/10008

Número

Sección

Artigos