EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Reflexões para uma via de luta antirracista a partir da Lei 10.639/2003 e da epistemologia decolonial no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n13.2022.28

Palavras-chave:

Colonialidade, Relações étnico-raciais, Lei 10.639/2003, Decolonialidade, Prática pedagógica

Resumo

Partindo da atual necessidade de refletir sobre uma educação antirracista no currículo, considerando que o conhecimento transmitido dentro das escolas tende a reproduzir uma epistemologia hegemônica ocidental universalizante, desconsiderando a relevância dos negros e dos conhecimentos da história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar, o presente artigo pretende contribuir para uma reflexão sobre a importância da Lei 10.639/2003 como uma via antirracista no ensino, a qual estabelece as diretrizes curriculares nacionais para o ensino da história e cultura africana, bem como entender como a epistemologia decolonial inserida na prática pedagógica pode promover um ensino antirracista no processo de aprendizagem. O artigo alude sobretudo a uma abordagem sobre raça, apontando como a colonialidade contribui para a reprodução do eurocentrismo, em especial, no livro didático da educação básica. Para a concretização do trabalho, realizamos uma pesquisa bibliográfica, de caráter analítico-descritivo, apoiando-se em artigos de renomados estudiosos como: Munanga (2004); Gomes (2010); Mignolo (2017); Strauss (2012); Grosfoguel (2008) dentre outros.  Para tanto, considera-se que a Lei 10.639/2003 é um marco na história da educação, pois contribui para uma educação antirracista, e a epistemologia decolonial é, de fato, uma via para a superação do eurocentrismo e descolonização do currículo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Editora Vozes Limitada, 2017.

ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade como crítica do paradigma hegemônico ocidental: introdução a uma ideia. Ensaios filosóficos, vol. XIV, p. 09-18, 2016. Disponível em: http://ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo14/02_ASANTE_Ensaios_Filosoficos_Volume_XIV.pdf. Acesso em: 25 de maio de 2022.

BERNARDINO, Joaze. Ação afirmativa e a rediscussão do mito da democracia racial no Brasil. Estudos afro-asiáticos, v. 24, p. 247-273, 2002: <http://www.scielo.br/pdf/eaa/v24n2/a02v24n2 Disponível em: Acesso em: 30 de maio de 2022).

BERNARDINO, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra. Sociedade e Estado, v. 31, p. 15-24, 2016. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf . Acessado em 5 de junho de 2022.

BRANDÃO, Ana Paula; TRINDADE, Azoilda Loreto da. Modos de brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, p.05-113, 2010.

BRASIL. SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Ministério da Educação, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, 2004.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. v. 2, p. 13-37, 2008. Disponível em:

CASTELLO Branco, Raynette. O negro no livro didático de História do Brasil para o Ensino Fundamental II da rede pública estadual de ensino, no Recife. 2005. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.

GOMES, Nilma Lino. Educação, relações étnico-raciais e a Lei nº 10.639/03: breves reflexões. Modos de fazer, p. 19, 2010. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/5_Gomes_N%20L_Rel_etnico_raciais_educ%20e%20descolonizacao%20do%20curriculo.pdf. Acesso em: 13 de junho de 2022.

___________. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem fronteiras. v. 12, n. 1, p. 98 - 109, 2012. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/5_Gomes_N%20L_Rel_etnico_raciais_educ%20e%20descolonizacao%20do%20curriculo.pdf. Acesso em 20 junho de 2022.

GONZALES, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984, p. 223 - 244. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5509709/mod_resource/content/0/06%20%20GONZALES%2C%20L%C3%A9lia%20%20Racismo_e_Sexismo_na_Cultura_Brasileira%20%281%29.pdf. Acesso em: 21 de junho de 2022.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista crítica de ciências sociais, n. 80, p. 115-147, 2008. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/697. Acesso em: 25 de junho de 2022.

HERNANDEZ, Leila Leita; HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. Selo Negro, 2005. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=8bwx1oaVwC&pg=PA16&hl=ptBR&source=gbs_selected_pages&cad=3#v=onepage&q&f=false.Acesso em: 01 de julho de 2022.

JESUS, Fernando Santos. O" negro" no livro didático de história do Ensino Médio e a Lei 10.639/03. História & Ensino. v. 18, n. 1, p. 141-171, 2012. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/847234/mod_resource/content/1/JESUS%2C%20Fernando%20Santos.%20O%20negro%20no%20livro%20did%C3%A1tico%20de%20hist%C3%B3ria%20do%20Ensino%20M%C3%A9dio%20e%20a%20Lei%2010.63903pdf. Acesso em: 06 de julho de 2022.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e história. Repositório UFSC. p. 24. 2012.

MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. Revista Epistemologias do Sul, v. 1, n. 1, p. 12-32, 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/772. Acesso em: 10 de julho de 2022.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida, n. 3º, p. 117, 2004. Disponível em:<https://www.geledes.org.br/wpcontent/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia pdf. Acesso em: 15 de julho de 2022.

____________. Superando o racismo na escola. UNESCO, p.204. 2005.

NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo. Editora Perspectiva SA, p. 394. 2020.

NJERI, Aza. Educação afrocêntrica como via de luta antirracista e sobrevivência na maafa. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, n. 31, p. 4-17, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/28253/24236. Acesso em: 25 de julho de 2022

NJERI, Aza; AZIZA, Dandara. Entre a fumaça e as cinzas: estado de maafa pela perspectiva mulherismo africana e pela psicologia africana. Problemata: Revista Internacional de Filosofia, v11, n.2, p.5780,2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/53729/30944. Acesso em: 27 de julho de 2022.

NOGUEIRA, Renato. Afrocentricidade e educação: os princípios gerais para um currículo afrocentrado. Rev. África e Afrocentricidades- 03- n. 11. p. 1-16, 2010. Disponível em: https://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/01112010_02.pdf. Acesso em: 20 de julho de 2022.

QUIJANO, Aníbal,. Colonialidade do poder, eurocentrismo e américa latina. Revista CLACSO, consejo latino-americano de ciências sociales, p. 117-142, 2005. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf . Acessado em: 20 de maio de 2022.

RAMOS, Adriel Eleris. LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: uma análise de estrutura, abor-dagens e conteúdos contemporâneos. Ananindeua/PA: UFPA, 2018. (TCC/Artigo apresenta-do ao curso especialização em ensino de História da Universidade Federal do Pará - UFPA/Campus Ananindeua)

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Global Editora e Distribuidora Ltda, p.337. 2015.

ROSEMBERG, Fúlvia; BAZILLI, Chirley; SILVA, Paulo Vinícius Baptista da. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e pesquisa, v. 29, p. 125 - 146, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Dw9cqwCczcddHVZjv3TnYGt/?lang=pt. Acesso em: 05 de agosto de 2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologias do sul. In: SANTOS, Boaventura. Epistemologias do Sul. 2009. p.532

TRINDADE, Azoilda Loretto da. Orientações e ações para a educação das relações étinico-racias. Brasília: MEC/Secad, p. 82-296, 2006.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Brussio, J. C. ., & Magalhães, R. S. (2022). EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Reflexões para uma via de luta antirracista a partir da Lei 10.639/2003 e da epistemologia decolonial no ensino. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 5(13). https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n13.2022.28