Sobre a Revista

A Kwanissa – Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros é um periódico científico, publicado semestralmente pela Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (Liesafro) e pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (PPGAFRO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

O periódico tem como foco a publicação de artigos, resenhas, relatos de experiências, ensaios que debatam tanto o continente africano como a sua diáspora. Sendo assim, a revista tem foco em questões atuais e da história do continente como das populações afro da diápora pelo mundo.

Os focos de publicação são: História e Cultura Africana e Afro-Diaspórica; Relações étnico-raciais; Educação das relações étnico-raciais e as leis 10.639/03 e 11.645/08; Legislações referentes às diretrizes de educação das relações étnico raciais e da educação quilombola; Políticas Públicas de promoção da igualdade racial; lém de estudos que envolvam a diáspora africana em sua amplitude, com temas acerca do território, cultura, religião, conflitos, ciências de forma geral abrangendo a diáspora. A revista também tem como foco temas acerca do gênero e suas interseccionalidades; Direito e políticas na diáspora africana.

O continente africano é também referência de publicação na revista, com o interese em textos que abranjam esse território, passando pela multidisciplinaridade. Assim, geografia, ciências naturais e da saúde, ciências sociais, história, arqueologia, dentre outras são de interesse do periódico para a publicação. Sendo assim, também são foco da revista: Cidades e o urbano no continente africano; Exploração de recursos, mobilizações e conflitos em África; A sociedades, línguas e culturas; Religiosidades, dentre outros que tenham o território e as sociedades africanas como referência.

ISSN 2595-1033

Periodicidade: Semestral

Qualis/CAPES (2017-2020): B2

Notícias

Dossiê: ENCRUZILHADAS E CONFLUÊNCIAS: as epistemologias dos povos e comunidades tradicionais

2025-08-15

ENCRUZILHADAS E CONFLUÊNCIAS: as epistemologias dos povos e comunidades tradicionais

 

Revista de publicação:

Kwanissa – Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros é um periódico científico, publicado semestralmente pela Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (Liesafro) e pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (PPGAFRO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa

Organizadores/as:

Dayanne da Silva Santos (PPGSoc/UFMA; Gedmma/UFMA);

Luciana Railza Cunha Alves (PPGSoc/UFMA; Gedmma/ UFMA; FAP)

Renan Fiori Leggero Alves (PGDR/UFRGS; Gedmma/UFMA)

Maria Ecy Lopes de Castro (Gedmma/UFMA);

Francivan Almeida Silva (Gedmma/UFMA)

 

Saiba mais sobre Dossiê: ENCRUZILHADAS E CONFLUÊNCIAS: as epistemologias dos povos e comunidades tradicionais

Edição Atual

v. 8 n. 19 (2025): Edição especial: Diálogos de políticas e experiências Sul-Sul - Brasil e Cuba
Capa: Daniele Corta Rufino (PPGGEO/UFMA)

Edição especial: Diálogos de políticas e experiências Sul-Sul - Brasil e Cuba

Publicado: 2025-10-09

Artigos

  • A REVOLUÇÃO PELAS LETRAS E A JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO NO MARANHÃO: um mapeamento do “Sim, eu posso” e os seus impactos sociais no combate ao analfabetismo

    Cristiano Benigno Machado, Sávio José Dias Rodrigues, José Jonas Borges da Silva
    3-16
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25860
  • PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ações da Liesafro para uma educação antirracista

    João Lucas Lira da Silva, Marcelo Pagliosa Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25652
  • EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: importância, contribuições e os desafios encontrados por professores aptos para a sua execução.

    Layla Thais da Silva Ferreira, Madja Drianny Ribeiro Ferreira, Cidinalva Silva Câmara
    28-41
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25651
  • TRANSVERSALIZANDO ANGELA DAVIS: Análise interseccional e histórica de mulheridades e travestilidades negras na contemporaneidade

    Lindleyrlan Ramos Silva, Samarone Carvalho Marinho
    42-50
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25537
  • USOS DO TERRITÓRIO PELO AGRONEGÓCIO E DISCURSO DE MODERNIZAÇÃO DO MATOPIBA

    Ellen Cristinne da Silva Ambrosio, Sávio José Dias Rodrigues
    43-54
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25646
  • NEGOCIAÇÃO DE IDENTIDADES NA OBRA VENCIDOS E DEGENERADOS (1915) DE NASCIMENTO MORAES

    Lívia Teixeira Costa
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25657
  • JOSÉ MARTÍ E PAULO FREIRE: A educação como obra de infinito amor

    Maristela Sena dos Santos, Viviane de Oliveira Barbosa
    65-78
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25692
  • ANÁLISE DA RESOLUÇÃO Nº 2.858: Acessibilidade e inclusão na Universidade Federal do Maranhão

    Thais Ribeiro Santos, Anderson Oliveira Silva Junior, Teresa Cristina Lafontaine
    79-94
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26484
  • EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA: A prática pedagógica da Liesafro na escola quilombola Luiz Alves Ferreira

    Sheila Cristina Costa Carreiro, Marcelo Pagliosa Carvalho , Margareth Argemira de Almeida
    95-104
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25637
  • ARTESANATO INCLUSIVO: Relato de experiência sobre a participação de um aluno surdo na escola municipal de Santa Inês/MA/BRASIL

    Gracy Kelia Lopes Silva, Agnes Riquelle Carvalho Marques, Sandro José de Sousa Cruz, Teresa Cristina Lafontaine
    105-115
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26139
  • TERRITORIALIDADE E ETNICIDADE EM CAMAPUTIUA: resistências de um quilombo no Maranhão profundo

    Nanashara Carneiro Oliveira Santos, Viviane de Oliveira Barbosa
    116-129
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26176
  • PATRIMÔNIO ACESSÍVEL: Relato de experiência sobre a visita guiada para surdos no Teatro Arthur Azevedo

    Helen Vanessa Silva Lopes
    130-138
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26274
  • O MOVIMENTO LGBTQIAPN+ E A NEGRITUDE Raça, Classe, Gênero, Sexualidade E As Diversas Formas De Descriminação

    Evelyn Sabrina Macedo Rocha, Maiza, Tatiane Sales
    139-148
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25656
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