Sobre a Revista

A Kwanissa – Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros é um periódico científico, publicado semestralmente pela Universidade Federal do Maranhão. 

O periódico tem como foco a publicação de artigos, resenhas, relatos de experiências, ensaios que debatam tanto o continente africano como a sua diáspora. Sendo assim, a revista tem foco em questões atuais e da história do continente como das populações afro da diápora pelo mundo.

Os focos de publicação são: História e Cultura Africana e Afro-Diaspórica; Relações étnico-raciais; Educação das relações étnico-raciais e as leis 10.639/03 e 11.645/08; Legislações referentes às diretrizes de educação das relações étnico raciais e da educação quilombola; Políticas Públicas de promoção da igualdade racial; lém de estudos que envolvam a diáspora africana em sua amplitude, com temas acerca do território, cultura, religião, conflitos, ciências de forma geral abrangendo a diáspora. A revista também tem como foco temas acerca do gênero e suas interseccionalidades; Direito e políticas na diáspora africana.

O continente africano é também referência de publicação na revista, com o interese em textos que abranjam esse território, passando pela multidisciplinaridade. Assim, geografia, ciências naturais e da saúde, ciências sociais, história, arqueologia, dentre outras são de interesse do periódico para a publicação. Sendo assim, também são foco da revista: Cidades e o urbano no continente africano; Exploração de recursos, mobilizações e conflitos em África; A sociedades, línguas e culturas; Religiosidades, dentre outros que tenham o território e as sociedades africanas como referência.

ISSN 2595-1033

Periodicidade: Semestral

Qualis/CAPES (2017-2020): B2

Edição Atual

v. 6 n. 15 (2023): Kwanissa - Revista de Estudos Africanos e Afro-brasileiros
Fotografia: Mayrla Frazão
Publicado: 2024-10-30

Artigos

  • A LEITURA E ESCRITA DAS ESCOLAS QUILOMBOLAS DE GURUPÁ – PARÁ: Uma apreciação sobre a ótica dos coordenadores pedagógicos

    Fábio José Brito dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.18
  • PRÁTICAS ALIMENTARES DE CRIANÇAS COM DESNUTRIÇÃO EM ACOMPANHAMENTO NO HOSPITAL PROVINCIAL DE CHIMOIO, MANICA, MOÇAMBIQUE

    Paulo Lúcio Morais, Lilian Fernanda Galesi Pacheco
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.19
  • LITERATURA E MEMÓRIA HISTÓRICA EM PEPETELA: A representação literária de um espaço de desesperança no romance parábola do cágado velho

    Maurílio Alves Rocha Junior
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.20
  • VOZES NEGRAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O papel da literatura de Maria Firmina do Reis e Conceição Evaristo

    Erika Samara Martins de Oliveira, Leandro Chaves Batista, Welliton Fernando Pereira Soares
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.21
  • TRANSVERSALIDADES ATLÂNTICAS: Saberes ancestrais africanos como tecnologias de emancipação

    Paulo César Fernandes, Jhonny Mattos
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.22
  • RAÇA, CULTURA E IDENTIDADE: Entre heterogeneidade e igualdade de oportunidades

    Amelia Lemos
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.23
  • PANDEMIA E SOFRIMENTO SOCIAL: Os efeitos da pandemia na vida de mulheres, no interior do Baixo Parnaíba Maranhense

    Laiane Nunes Pereira, Amanda Gomes Pereira
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.24
  • RACISMO AMBIENTAL E A COMUNIDADE TRADICIONAL MOJU MIRI, PARÁ, BRASIL: Uma questão geográfica e cultural

    Thamara Nunes Souza, Ruth Cardoso, Laurenir Peniche
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.25
  • A COOPERAÇÃO SINO-AFRICANA E OS DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO EM ÁFRICA

    Policarpo Gomes Caomique, Ezequiel Allen
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.26
  • PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Contribuições para a formação docente dos estudantes da LIESAFRO/UFMA

    Júlia Taiane Alves Crispim Cirilo, Tatiane da Silva Sales
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.27

Ensaios

Resenhas

Ver Todas as Edições