DUSSEL, Enrique. A produção teórica de Marx: um comentário aos Grundrisse. São Paulo: Expressão Popular, 2012, 400 p.

Auteurs-es

  • Mateus Monteiro Lobato Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Campus de Presidente Prudente

Résumé

O livro de Enrique Dussel, sobre uma das mais importantes obras de Karl Marx – Grundrisse, é uma leitura importante a todos aqueles que gostariam de entender o pensamento de Marx. Isso porque os Grundrisse constituem uma obra que resulta de amplos estudos empreendidos por Marx durante dois anos (1857-1858), e serve de esboço para sua obra mais refinada, o Capital. Apesar de não ser novo, pois seu lançamento ocorreu em 1985, na cidade do México, “A produção teórica de Marx” é um livro ainda atual. Pois, o retorno às obras de Marx no tempo presente se justifica pelo momento conturbado e de incertezas no cenário econômico que vem passando o mundo. Tais constatações aterradoras sobre a condição humana: pobreza e exploração estão ligadas à reprodução do capitalismo enquanto um sistema geral de produção e reprodução da sociedade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Mateus Monteiro Lobato, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Campus de Presidente Prudente

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Campus de Presidente Prudente.

Téléchargements

Publié-e

2017-03-09

Comment citer

LOBATO, Mateus Monteiro.
DUSSEL, Enrique. A produção teórica de Marx: um comentário aos Grundrisse. São Paulo: Expressão Popular, 2012, 400 p.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 2, n. 6, p. 408–411, 9 mars 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/6505. Acesso em: 17 mai 2024.

Numéro

Rubrique

Resenha