CONTRIBUIÇÕES DA CAPOEIRA ANGOLA ENQUANTO ESTRATÉGIA DE MANIFESTAÇÃO DA CULTURA AFRO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE NATAL/RN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202123

Palabras clave:

Cultura Afro, Capoeira Angola, Escola Pública.

Resumen

THE CONTRIBUTIONS OF CAPOEIRA ANGOLA AS A STRATEGY FOR THE MANIFESTATION OF AFRO CULTURE IN PUBLIC SCHOOLS OF NATAL/RN

CONTRIBUCIONES DE LA CAPOEIRA ANGOLA COMO ESTRATEGIA DE MANIFESTACIÓN DE CULTURA AFRO EN ESCUELAS PÚBLICAS DE NATAL/RN

RESUMO
No conjunto de manifestações de matriz africana existentes no Brasil, atualmente a Capoeira Angola é um símbolo de resistência no país, principalmente após ter sido reconhecida por seus valores culturais e educativos. Com base nessa realidade, este artigo tem por objetivo debater a Capoeira Angola enquanto estratégia pedagógica de resistência e manifestação cultural, sendo uma das possibilidades de aplicabilidade do Ensino de História e da Cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas de Natal/RN. Com base na realidade local, a abordagem metodológica é de natureza qualitativa, sob a perspectiva dos Estudos Culturais. Para a composição da pesquisa, foram utilizados procedimentos de revisão de literatura e entrevistas semiestruturadas com um professor de Capoeira Angola e um professor do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visando complementar a discussão teórica realizada no texto. Os resultados mostram que o tratamento dado ao ensino da Capoeira Angola pelos profissionais da escola revela as dificuldades quanto à aplicabilidade do cumprimento da Lei 10.639/2003 no currículo escolar.

Palavras-chave: Cultura Afro; Capoeira Angola; Escola Pública.

ABSTRACT
In the set of manifestations of African origin existing in Brazil, Capoeira Angola is currently a symbol of resistance in the country, mainly after being recognized for its cultural and educational values. Based on this reality, this article aims to discuss Capoeira Angola as a pedagogical strategy of resistance and cultural manifestation, being one of the possibilities of applicability on History and Afro-Brazilian Culture Teaching in public schools in Natal-RN. Based on the local reality, the methodological approach is of a qualitative nature, from the perspective of Cultural Studies. For the composition of the research, literature review procedures were used, such as semi-structured interviews with a Capoeira Angola teacher and a teacher from the initial grades of elementary school, aiming to complement the theoretical discussion carried out in the text. The results show that the treatment given to Capoeira Angola teaching by school professionals reveals the difficulties regarding the applicability of fulfillment with Law 10.639 in the school curriculum.

Keywords: Afro Culture; Capoeira Angola; Public School.

RESUMEN
En el conjunto de manifestaciones de matriz africana existentes en Brasil, actualmente la Capoeira Angola es un símbolo de resistencia en el país, principalmente después de haber sido reconocida por sus valores culturales y educativos. Con base a esta realidad, este artículo tiene por objetivo debatir la Capoeira Angola como estrategia pedagógica de resistencia y manifestación cultural, siendo una de las posibilidades de aplicación de Enseñanza de Historia y Cultura Afro Brasileña en las escuelas públicas de Natal - RN. Con base a la realidad local, el abordaje metodológico es de naturaleza cualitativa, en la perspectiva de Estudios Culturales. Para la composición de la investigación, fueron utilizados procedimientos de revisión de literatura y entrevistas semi-estructuradas con un profesor de Capoeira Angola y un profesor de los cursos iniciales de la Enseñanza Básica, en vistas a complementar la discusión teórica realizada en el texto. Los resultados muestran que el tratamiento dado a la enseñanza de la Capoeira Angola por los profesionales de la escuela revela las dificultades de aplicabilidad del cumplimiento de la Ley 10.639 en el currículo escolar.

Palabras clave: Cultura Afro; Capoeira Angola; Escuela Pública.

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Biografía del autor/a

Flávia Fernanda Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Rodrigo Ferreira Quintanilha, Instituto Federal do Maranhão – IFMA/Campus Pinheiro

Professor especialista de Educação Física do Instituto Federal do Maranhão – IFMA/Campus Pinheiro.

Publicado

2021-08-22

Cómo citar

SILVA, Flávia Fernanda Santos; QUINTANILHA, Rodrigo Ferreira.
CONTRIBUIÇÕES DA CAPOEIRA ANGOLA ENQUANTO ESTRATÉGIA DE MANIFESTAÇÃO DA CULTURA AFRO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE NATAL/RN
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 7, n. 20, p. e202123, 22 ago. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/17585. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos