DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: o que ensinam os Professores Eméritos?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.2019.15848

Keywords:

Educação, Professores Eméritos, Desenvolvimento Profissional Docente

Abstract

TEACHING PROFESSIONAL DEVELOPMENT: what do Professors Emeritus teach?

DÉVELOPPEMENT PROFESSIONNEL DES ENSEIGNANTS: les Professeurs Emérites enseignent quoi?

RESUMO
A pedagogia universitária preocupa-se com a profissão docente, seus saberes e formação. Com esta perspectiva realizamos uma pesquisa com professores que trabalham ou trabalharam em cursos de Geografia em universidades públicas no Brasil e que alcançaram o título de Professor Emérito. Usando os princípios da pesquisa qualitativa, que valoriza a memória, os sete professores que responderam ao convite foram ouvidos em entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicaram que os processos de constituição da docência são históricos e culturais, que estes professores desenvolveram trajetórias que articularam o ensino e a pesquisa, podendo ser referências no campo profissional docente.

Palavras-chave: Educação; Professores Eméritos; Desenvolvimento Profissional Docente.

ABSTRACT
The university pedagogy is concerned with the teaching profession, its knowledge and training. With this perspective we carried out a research with teachers who work or worked in Geography courses in public universities in Brazil and that reached the title of Emeritus Professor. Using the principles of qualitative research, which values memory, the seven teachers who responded to the invitation were heard in semi-structured interviews. The results indicated that the processes of teacher education are historical and cultural, and that these teachers developed trajectories that articulated teaching and research, and could be references in the professional field of teaching.

Keywords: Education; Emeritus Professor; Teaching Professional Development.

RÉSUMÉ
La pédagogie universitaire s'intéresse au métier d'enseignant, à ses connaissances et à sa formation. Dans cette perspective, nous avons mené une enquête auprès de professeurs qui travaillent ou ont travaillé sur des cours de géographie dans des universités publiques du Brésil et qui ont obtenues le titre de Professeur Émérite. En utilisant les principes de la recherche qualitative, qui valorise la mémoire, les sept enseignants qui ont répondu à l'invitation ont été entendus lors d'entretiens semi-structurés. Les résultats ont indiqué que les processus de constitution de l'enseignement sont historiques et culturels, que ces enseignants ont développé des trajectoires articulant enseignement et recherche, et peuvent être des références dans le domaine professionnel de l'enseignement.

Mots-clés: Éducation; Professeurs Émérites; Perfectionnement Professionnel des Enseignants.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Isabel da Cunha, Universidade Federal de Pelotas – UFPel/Pelotas-RS

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Pós-doutora pela Universidade Complutense de Madri. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel/Pelotas-RS.

Marcia Maria Fernandes de Oliveira, Centro Universitário Internacional – UNINTER/Curitiba-PR

Doutora e Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Pós-doutora em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional – UNINTER/Curitiba-PR.

Published

2019-12-22

How to Cite

CUNHA, Maria Isabel da; OLIVEIRA, Marcia Maria Fernandes de.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: o que ensinam os Professores Eméritos?
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 5, n. 18, p. e15848, 22 Dec. 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/15848. Acesso em: 22 nov. 2024.