PRINCESA DO XINGU-PA: educação, sociabilidade e impactos sociais em uma agrovila da Amazônia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.2019.15721

Keywords:

Desenvolvimento Econômico na Amazônia, Educação Amazônica, Meio Rural, Planejamento Social

Abstract

PRINCESA DO XINGU-PA: educación, sociabilidad e impactos sociales en una comunidad rural de Amazonia

PRINCESA DO XINGU-PA: education, sociability and social impacts in an Amazon agro-village

RESUMO
Devido à invisibilidade social da Amazônia, suas agrovilas e seus caminhos no interior das matas se tornam invisíveis à sociedade brasileira. A partir de entrevistas e observação direta, em pesquisas de campo na agrovila Princesa do Xingu, localizada em Altamira-PA, realizadas antes e depois da construção da Hidrelétrica Belo Monte, o presente artigo busca analisar as transformações nas práticas de sociabilidade e educação escolar a partir deste empreendimento. A educação e o transporte possuem dificuldades e limitações que desafiam os mais velhos e muitas vezes funcionam como um elemento de expulsão dos mais jovens. Após décadas, a agrovila se tornou um lugar onde os moradores se sentem pertencentes, a despeito dos problemas sociais que enfrentam.

Palavras-chave: Desenvolvimento Econômico na Amazônia; Educação Amazônica; Meio Rural; Planejamento Social.

ABSTRACT
Due to the social invisibility of the Amazon, their local neighborhood rural villages and their paths in the forests become invisible to the Brazilian society. From interviews and direct observation, through field research in the rural village Princesa do Xingu, located in Altamira-PA, carried before and after the construction of the Belo Monte’s Hydropower plant, this article seeks to analyze the changes in sociability and school education practices from this enterprise. Education and transport have difficulties and limitations that challenge old age people and often work as an element to repel the youngest ones. After decades, the agricultural village became a place where the live-in people feel they belong to, despite the social problems they face.

Keywords: Economic Development in the Amazon; Amazon Education; Rural Environment; Social Planning.

RESUMEN
Puesto que hay una invisibilidad social de la Amazonia, sus comunidades rurales y sus caminos en el interior de la selva se vuelven invisibles para la sociedad brasileña. A partir de entrevistas y de la observación directa en investigaciones de campo en la comunidad agrícola Princesa do Xingu, ubicada en Altamira-PA, llevadas a cabo antes y después de la construcción de la Hidroeléctrica Belo Monte, esto artículo busca analizar los cambios en las prácticas de sociabilidad y educación escolar desde el comienzo de la implantación de esto emprendimiento. La educación y el transporte presentan dificultades y limitaciones que desafían a los adultos mayores y funcionan como un elemento de expulsión de los más jóvenes. Después de décadas, la comunidad agrícola se transformó en un lugar donde sus residentes sienten que pertenecen a esa comunidad, a pesar de los problemas sociales que enfrentan.

Palabras clave: Desarrollo Económico en la Amazonia; Educación Amazónica; Medio Rural; Planificación Social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

César Martins de Souza, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia e do Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará – UFPA. Editor da Nova Revista Amazônica – UFPA.

Nelivaldo Cardoso Santana, Universidade Federal do Pará – UFPA/Campus de Altamira.

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará – UFPA/Campus de Altamira.

Edilane Bezerra Amorim, Universidade Federal do Pará – PPGEO/UFPA.

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Pará – PPGEO/UFPA.

Published

2019-12-18

How to Cite

SOUZA, César Martins de; SANTANA, Nelivaldo Cardoso; AMORIM, Edilane Bezerra.
PRINCESA DO XINGU-PA: educação, sociabilidade e impactos sociais em uma agrovila da Amazônia
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 5, n. 18, p. e15721, 18 Dec. 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/15721. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Estudos das Dinâmicas Territoriais na Amazônia