INSERÇÃO URBANA E DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA

análise a partir de Canaã dos Carajás (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.11

Palavras-chave:

Equipamentos Públicos, Habitação, Desigualdades Socioespaciais

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar se o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) tem possibilitado a inserção urbana dos conjuntos habitacionais e sua população ou levado ao estabelecimento de desigualdades socioespaciais. Para tal análise foi escolhido o Residencial Canaã, na cidade de Canaã dos Carajás, na porção sudeste do estado do Pará, município fortemente influenciado pela mineração e de grande afluxo populacional no século XXI. A partir da aplicação de formulários e pesquisa de campo como instrumentos metodológicos, concluiu-se que na área de estudos existem aspectos problemáticos no que diz respeito à sua inserção urbana, tornando difícil a conexão dos conjuntos habitacionais do PMCMV com o restante da cidade, especialmente com relação ausência/incapacidade do transporte público, a dificuldade de acesso aos equipamentos de educação e a inadequação dos espaços públicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Mariano de Souza, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduado, Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA.

Dionel Barbosa Ferreira Júnior, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA. Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Downloads

Publicado

2023-01-26

Como Citar

SOUZA, Marcus Vinicius Mariano de; FERREIRA JÚNIOR, Dionel Barbosa.
INSERÇÃO URBANA E DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA: análise a partir de Canaã dos Carajás (PA)
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e2023.11, 26 Jan 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.