PLANEJAMENTO URBANO E A POLÍTICA HABITACIONAL EM MACAPÁ

a análise do direito à moradia no Conjunto Açucena sob a ótica da nova agenda urbana

Autores

  • José Alberto Tostes Universidade Federal do Amapá
  • Ana Paula Cunha Tavares Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.08

Palavras-chave:

Amapá, Crescimento Urbano, Habitação Social

Resumo

Compreender a dinâmica habitacional da cidade de Macapá pressupõe a análise de seu processo histórico de planejamento urbano. A densidade urbana e habitacional do estado do Amapá e de sua capital está diretamente relacionada às políticas regionais implantadas. Em razão disso, surgiram as iniciativas públicas para a construção de conjuntos habitacionais visando responder às demandas da população por moradia e infraestrutura básica com expressivas intervenções. O método de análise foi o lógico-histórico e dialético para confrontar as contradições sobre a política habitacional. A metodologia utilizada foi a análise de trabalhos científicos já produzidos sobre o tema e documentos oficiais e os projetos dos empreendimentos de habitação de interesse social. Os objetivos do artigo visam discutir como a implantação de políticas habitacionais em Macapá, a partir do programa “Minha Casa Minha Vida” do governo federal, impactaram a estrutura urbana de Macapá e a melhoria de vida da população local, destacando o caso de análise do Conjunto Açucena, concluído em 2018. A relevância do tema é demonstrar os contrapontos de projetos habitacionais de interesse social a partir da visão da Nova Agenda Urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Alberto Tostes, Universidade Federal do Amapá

Doutor em História e Teoria da Arquitetura pelo Instituto Superior de Artes de Havana-Cuba – ISA/CUBA. Professor Titular nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e no Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.

Ana Paula Cunha Tavares, Universidade Federal do Amapá

Arquiteta e Urbanista, Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.

Downloads

Publicado

2023-01-26

Como Citar

TOSTES, José Alberto; TAVARES, Ana Paula Cunha.
PLANEJAMENTO URBANO E A POLÍTICA HABITACIONAL EM MACAPÁ: a análise do direito à moradia no Conjunto Açucena sob a ótica da nova agenda urbana
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e2023.08, 26 Jan 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.