Universalismo na Ciência e na Arte: Reflexões a Partir de Um Postulado de Schaeffer

Auteurs-es

  • Kamai Freire HfM Franz Liszt Weimar

Mots-clés :

universalismo, etnologia, decolonialidade

Résumé

Este breve ensaio toma um postulado de Pierre Schaeffer em seu tratado sobre objetos musicais como ponto de partida de uma revisão crítica sobre o conceito de universalismo e sua aplicabilidade aos dilemas das diferentes linhas de pesquisa em musicologia. Sendo o postulado de Schaeffer uma crítica direta à etnologia da música, busca-se neste ensaio uma possível leitura das entrelinhas da formulação do tratadista, situando seu ponto de vista dentro de um panorama histórico e objetivando debater a problemática da teoria universalista e estruturalista no contexto científico em geral e musicológico em particular. Ao apontar lógicas de pensamento e vícios de linguagem resultantes da colonização, este debate incita futuras empreitas revisionistas similares sobre outras obras e sugere algumas soluções a se adotar no ambiente acadêmico para mitigar a reverberação e multiplicação dos problemas aqui debatidos.

---

This short essay takes one postulate from Pierre Schaeffer in his Treatise on Musical Objects as the starting point for a critical review of the concept of universalism and its applicability to the dilemmas of different lines of research in musicology. As Schaeffer's postulate is a direct criticism on the ethnology of music, this essay seeks a possible reading between the lines of this specific treatise's formulation, placing his point of view within a historical panorama and aiming to debate the problematic of universalist and structuralist theory in the scientific context in general and musicological context in particular. By pointing out logics of thought and vices of language resulting from colonization, this debate encourages similar revisionist undertakings about other works and suggests some solutions to be adopted in the academic environment to mitigate the reverberation and multiplication of the problems discussed here.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Kamai Freire, HfM Franz Liszt Weimar

Compositor e pesquisador, atualmente Mestrando e Assistente de Pesquisa na Cátedra UNESCO - Transcultural Music Studies, Instituto de Musicologia Weimar-Jena, Franz Liszt - Friedrich Schiller. Bacharel em Composição pela Universidade de Brasília.

Références

AGAWU, Victor Kofi. Tonality as a Colonizing Force in Africa. Audible Empire: Music, Global Politics, Critique (p. 334-354), ed. Ronald Radano and Tejumola Olaniyan. Duke University Press, 2016.

__________________. To Cite or Not to Cite? Confronting the Legacy of (European) Writing on African Music. Fontes Artis Musicae 54/3: 254-62, 2007.

__________________. The Challenge of African Art Music. Circuit, musiques contemporaines 21/2: 55-72, 2011.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana 2.2: 115-144, 1996.

DA SILVA, Denise Ferreira. Toward a global idea of race. University of Minnesota Press, 2007.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Editora da Universidade de São Paulo, Editora Perspectiva, 1971.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e história. Antropología estructural, 1952.

MACHADO, Almires Martins. De direito indigenista a direitos indígenas: desdobramento da arte do enfrentamento. Dissertação (Mestrado) – UFPA, Instituto de Ciências Jurídicas, Belém, 2009.

MUKUNA, Kazadi Wa. Creative Practice in African Music: New Perspectives in the Scrutiny of Africanisms in Diaspora. Black Music Research Journal, Vol. 17, 2, pp. 239-250. 1997.

NASCIMENTO, Maria Beatriz. Kilombo e memória comunitária: um estudo de caso. Estudos Afro-Asiáticos, v. 6, n. 7, p. 259-265, 1982.

NKETIA, J.H. Kwabena & NKETIA, Joseph H. The music of Africa. New York: WW Norton, 1974.

NZEWI, Meki. African Music: Theoretical Content and Creative Continuum —The Culture-Exponent’s Definitions. Vorderhäusern, Germany: Institut für Didaktik Populärer Musik, 1997.

____________. Strategies for music education in Africa: Towards a meaningful progression from tradition to modern. International Journal of Music Education, n. 1, p. 72-87. 1999.

PINTO, Tiago de Oliveira. Music as Living Heritage: An Essay on Intangible Culture - Sounding Heritage / Essay. EMVAS, 2018.

RIBEIRO, Darcy & MARTINS, Edilson. Antropologia ou a Teoria do Bombardeio de Berlim. Revista Encontros com a Civilização Brasileira , n. 12, 1979.

SCHAEFFER, Pierre. (1966) Treatise on Musical Objects: An Essay Across Disciplines. Vol. 20. Trad.: Cristine North & John Dack, University of California Press, 2017.

Téléchargements

Publié-e

2020-08-05

Comment citer

FREIRE, Kamai.
Universalismo na Ciência e na Arte: Reflexões a Partir de Um Postulado de Schaeffer
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 3, n. 4, p. 97–114, 5 août 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/13529. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Ensaio