A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFISSIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n14.2024.22

Resumen

Este artículo tiene el objetivo general de relatar experiencias en la formación de docentes y el objetivo específico de presentar algunos proyectos de enseñanza, investigación y extensión para el curso de Lengua y Códigos de la Lengua Portuguesa de la UFMA y reflexionar sobre su integración e inseparabilidad. Para tales reflexiones se utilizó a autores como: Duarte (2008), Munanga (2010; 2023), Toquetti y Andrade (2023), Saviani (2012) y Vigotski (2001). En consecuencia, consideramos que la inseparabilidad entre docencia, investigación y extensión debe estar interconectada y mutuamente complementaria, es decir, debe estar en constante conexión formando un sistema integrado y coherente. Esta conexión no sólo beneficia a los estudiantes, quienes reciben una educación completa, articulando teoría y práctica, sino también a la sociedad en su conjunto, que se beneficia del conocimiento generado y aplicado por las Instituciones de Educación Superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janine Alessandra Perini, Universidade Federal do Maranhão - Campus de São Bernardo

Professora de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências São Bernardo. Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV/ UDESC (2020). Possui Mestrado em "Artes Visuais", pela UDESC (2012), especialização em "O Ensino da Arte: Fundamentos Estéticos e Metodológicos" pela UNIVILLE (1998), especialização em "Arteterapia" pelo INPG (2007), graduação em Educação Artística pela UNIVILLE (1998) e graduação em Licenciatura em Pedagogia pela UNIFACVEST (2020). Líder do grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Arte e Formação de professores- Cnpq-UFMA. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Observatório da formação de professores do Maranhão, do Projeto de Extensão Intervenção Artística Comunidade-UFMA e do Projeto de Ensino Monitoria e Interdisciplinaridade, do Centro de Ciências de São Bernardo, UFMA. Integrante do Projeto bilateral intitulado: Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRARG). Participa do grupo artístico Sopro Coletivo. Linha de investigação Ensino de Arte e formação de professores. Coordenou o PIBID 2020-2022 do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos - Música, da UFMA, e coordena o PIBID 2022-2024 do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa. Autora do livro Quilombo do Vale do Ribeira: uma contribuição para a formação de professores, da editora Appris.

Jerlane Santos Silva , Universidade Federal do Maranhão - Campus de São Bernardo

Graduada em Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa, pelo Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pelo edital Cnpq-2022-2024.

Publicado

2024-11-17

Cómo citar

PERINI, Janine Alessandra; SILVA , Jerlane Santos.
A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFISSIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 7, n. 14, p. 97–129, 17 nov. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/22917. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos