UNIVERSO DE SABERES: interconexões no caminhar entre a comunicação, a educação e a história

Authors

Keywords:

comunicação. Comunicação e educação. Educação. História. Interconexões de saberes.

Abstract

Este artigo discute as interconexões entre os saberes, especificamente, entre os campos da comunicação, educação e história, diante de um contexto desafiador, onde há valorização da construção de conhecimentos hiperespecializados e fragmentados. Pensamos sobre as relações entre comunicação e educação, seguindo, com reflexões sobre a história. A organização dos saberes em campos e subcampos não pode limitar a integração entre eles, pois todas as formas de conhecimento se dão na sociedade, que é plural e complexa, com a proposta de servi-la. São desafios e possibilidades postos às nossas pesquisas, refletir sobre quais saberes temos produzido e qual a compreensão de conhecimento estamos evidenciando. Pela interligação entre presente, passado e futuro, podemos contribuir com intervenções integralizadoras, abrindo espaços para conexões inter, multi e transdisciplinares. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mayara Sousa Ferreira, Universidade Federal do Piauí/ Universidade Estadual do Piauí

Doutoranda em Educação e mestre em Comunicação pela UFPI, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UESPI. Professora de Jornalismo na mesma universidade.

Maria do Amparo Borges Ferro, Universidade Federal do Piauí

Professora titular UFPI, doutora em Educação pela USP, mestre em Educação e graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela UFPI. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição.

References

BACEGA, Maria Aparecida. O campo da comunicação/educação e as práticas de recepção: o papel das mediações. Compós — Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, [s/d] .Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1283.pdf. Acesso em 6 mar. 2020.

BACEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. Comunicação e educação, ano XIV, n. 3, Set./out. 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43579/47201. Acesso em 6 mar. 2020.

BARROS, José D`Assunção. O campo da história: especialidades e abordagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

BARROS, José D`Assunção. Os campos da história: uma introdução às especialidades da História. Revista HISTEDBR online, Campinas, n. 16, p. 17-35, dez. 2004. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/revis/revis16/art3_16.pdf. Acesso em: 6 fev. 2020.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL. Resolução Nº 1, de 27 de Setembro de 2013. Institui as Diretrizes

Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado, e dá

outras providências. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação -Câmara de Educação Superior. Brasília-DF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14242-rces001-13&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 1º mai. 2017.

BURKE, Peter. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In: BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. Tradução Magda Lopes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992, p. 7-37.

BURKE, Peter. História e teoria social. Tradução Klaus Brandini Gerhardt, Ronede Venância Majer. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Tradução Vera Maria Xavier dos Santos; revisão técnica Daniel Aarào Reis Filho. Bauru-SP: EDUSC, 2004.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Tradução Cristina Antunes. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

DOURADO, Luiz Fernando. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. 2015.

FERREIRA, Mayara Sousa. Memórias da cultura: estratégias e táticas de Revestrés na (re)construção das identidades piauienses. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016.

FERRO, Maria do Amparo Borges. Educação e Sociedade no Piauí Republicano. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 1996.

FERRO, Maria do Amparo Borges. Cazuza e o sonho da escola ideal. São Luís-MA: EDUFMA, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 60 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 27 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução Lilian Lopes Martin. 37 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Bernardo Leitão et al. 7 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013

LOPES, Eliane Marta Santos Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Território plural: a pesquisa em história da educação. São Paulo: Ática, 2010.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 15-38.

RÊGO, Ana Regina. Jornalismo e memória: entre o tempo e a ética. In: 10º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2012.

RÊGO, Ana Regina A Ditadura Militar no jornalismo: uma abordagem a partir do conceito de lugar de memória. Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM), v. 3, n. 2, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.unicentro.br/rbhm/ed06/dossie/02.pdf. Acesso em: 2 jun. 2015.

RÊGO, Ana Regina. A Ditadura Militar no jornalismo: uma abordagem a partir do conceito de lugar de memória. Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM), v. 3, n. 2, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.unicentro.br/rbhm/ed06/dossie/02.pdf. Acesso em: 30 set. 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009, p. 23-72.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de. A escola e a memória. Bragança Paulista: IFAN-CDAPH. Editora da Universidade São Francisco/ EDUSF, 2000.

Published

2021-03-21

How to Cite

FERREIRA, Mayara Sousa; FERRO, Maria do Amparo Borges.
UNIVERSO DE SABERES: interconexões no caminhar entre a comunicação, a educação e a história
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 3, n. 5, p. 74–92, 21 Mar. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/16336. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos