A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFISSIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n14.2024.22

Palavras-chave:

Pibid, Monitoria, Projeto de Extensão, Grupo de Estudo, UFMA

Resumo

Esse artigo tem como objetivo geral relatar experiências na formação docente e específicos apresentar alguns projetos de ensino, pesquisa e extensão do curso de Linguagens e Códigos Língua Portuguesa, da UFMA e refletir sobre sua integração e indissociabilidade. Para tais reflexões, foram utilizados autores como: Duarte (2008), Munanga (2010; 2023), Toquetti e Andrade (2023), Saviani (2012) e Vigotski (2001). Como resultado, consideramos que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão deve estar interligada e se complementar mutuamente, ou seja, deve estar em constante ligação formando um sistema integrado e coerente. Essa ligação não apenas beneficia os estudantes, que recebem uma educação completa, articulando teoria e prática, mas também a sociedade como um todo, que se beneficia do conhecimento gerado e aplicado pelas Instituições de Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janine Alessandra Perini, Universidade Federal do Maranhão - Campus de São Bernardo

Professora de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências São Bernardo. Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV/ UDESC (2020). Possui Mestrado em "Artes Visuais", pela UDESC (2012), especialização em "O Ensino da Arte: Fundamentos Estéticos e Metodológicos" pela UNIVILLE (1998), especialização em "Arteterapia" pelo INPG (2007), graduação em Educação Artística pela UNIVILLE (1998) e graduação em Licenciatura em Pedagogia pela UNIFACVEST (2020). Líder do grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Arte e Formação de professores- Cnpq-UFMA. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Observatório da formação de professores do Maranhão, do Projeto de Extensão Intervenção Artística Comunidade-UFMA e do Projeto de Ensino Monitoria e Interdisciplinaridade, do Centro de Ciências de São Bernardo, UFMA. Integrante do Projeto bilateral intitulado: Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRARG). Participa do grupo artístico Sopro Coletivo. Linha de investigação Ensino de Arte e formação de professores. Coordenou o PIBID 2020-2022 do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos - Música, da UFMA, e coordena o PIBID 2022-2024 do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa. Autora do livro Quilombo do Vale do Ribeira: uma contribuição para a formação de professores, da editora Appris.

Jerlane Santos Silva , Universidade Federal do Maranhão - Campus de São Bernardo

Graduada em Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa, pelo Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pelo edital Cnpq-2022-2024.

Downloads

Publicado

2024-11-17

Como Citar

PERINI, Janine Alessandra; SILVA , Jerlane Santos.
A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFISSIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 7, n. 14, p. 97–129, 17 Nov 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/22917. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos