EXPERIÊNCIAS REFERENCIAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA BRASILEIRA

Autores

  • Jose Manuel Ribeiro Meireles University of Nottingham

Palavras-chave:

Escolas referencias. educação indígena. conhecimento

Resumo

 

O artigo apresenta o conceito de escola referencial, marca original deste trabalho, discorre sobre este termo principalmente ao abordar as escolas referenciais como tais, por balancearem o ensino do conhecimento ocidental com o tradicional. Apresenta também escolas indígenas referenciais em três regiões brasileiras distintas. Traz a discussão sobre a necessidade de se ensinar o conhecimento tradicional nas escolas indígenas e não somente o universal como é defendido por uma tendência dos estudos sobre a educação escolar indígena. O ponto de partida histórico da educação escolar indígena aconteceu no Acre. Tanto lá quanto em outras regiões, o método desenvolvido nas escolas ditas referenciais foi o de Paulo Freire. A importância da educação escolar indígena foi primordial na formação de organizações indígenas, responsáveis pelo avanço dos direitos indígenas contidos na Constituição Federal de 1988

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Biografia do Autor

Jose Manuel Ribeiro Meireles, University of Nottingham

Culture Langguages and Area Studies

Spanish Portuguese and Latin America Studies

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Publicado

2021-03-21

Como Citar

RIBEIRO MEIRELES, Jose Manuel.
EXPERIÊNCIAS REFERENCIAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA BRASILEIRA
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 3, n. 5, p. 52–73, 21 Mar 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/15575. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos