Herbários como espaços facilitadores para o processo de ensino e aprendizagem

Autores/as

  • Gabriela dos Santos Amorim Universidade Federal do Maranhão
  • Camila Santos Pires Universidade Federal do Maranhão
  • Catherine Rios Santos Universidade Federal do Maranhão
  • Aline Duarte Nascimento Universidade Federal do Maranhão
  • Eduardo Bezerra de Almeida Jr Universidade Federal do Maranhao http://orcid.org/0000-0001-7517-4775
  • Mariana Guelero do Valle Universidade Federal do Maranhão

Palabras clave:

Espaço não-formal, ensino, botânica, divulgação científica

Resumen

Os espaços de educação podem ser relacionados como espaços formais e não formais, os quais possibilitam diferentes formas de se promover atividades educacionais. O presente estudo trata-se de um ensaio teórico que tem como objetivo apresentar um levantamento das diferentes atividades de herbários de diferentes regiões do Brasil identificando suas ações enquanto espaços formais e não formais de educação. A partir das análises realizadas, foi possível identificar que herbários podem apresentar-se de maneira fluida, podendo ser considerados espaços formais e não formais de acordo com suas atividades executadas, permitindo acesso ao conhecimento científico tanto a um público acadêmico quanto leigo. Os herbários podem contribuir para diminuir o abismo entre a Universidade enquanto espaço formal e a sociedade, passando a ressignificar espaços e atuar também como espaços não formais de ensino, aliados na democratização do acesso aos conhecimentos sobre botânica para garantir a conservação da biodiversidade.

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Biografía del autor/a

Gabriela dos Santos Amorim, Universidade Federal do Maranhão

Departamento de Biologia

Camila Santos Pires, Universidade Federal do Maranhão

Departamento de Biologia

Catherine Rios Santos, Universidade Federal do Maranhão

Departamento de Biologia

Aline Duarte Nascimento, Universidade Federal do Maranhão

Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação

Eduardo Bezerra de Almeida Jr, Universidade Federal do Maranhao

Centro de Ciencias Biologicas e da Saude, Dep. de Biologia, Area Botanica.

Mariana Guelero do Valle, Universidade Federal do Maranhão

Departamento de Biologia

Publicado

2020-05-28

Cómo citar

Amorim, G. dos S., Pires, C. S., Santos, C. R., Nascimento, A. D., Almeida Jr, E. B. de, & Valle, M. G. do. (2020). Herbários como espaços facilitadores para o processo de ensino e aprendizagem. Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 11(1). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ccaatropica/article/view/10810

Número

Sección

Botânica