PERFORMANCES DOS EMPREGADOS NOS PALCOS ORGANIZACIONAIS: uma análise goffmaniana da coluna “Identidade”

Autores

  • Douglas Aparecido Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Palco. Performance. Comunicação Organizacional. Apropriações.

Resumo

Este artigo se propõe a desenvolver uma reflexão sobre a relação entre empregados e organizações, a partir da análise de uma coluna em um informativo interno. Parte-se do pressuposto que a organização e os empregados são atores performáticos (GOFFMAN, 2013), que montam e se apropriam dos palcos de atuação para provocar uma impressão da realidade em sua plateia (WOOD JR., 2001). A perspectiva de Goffman se atualiza quando se aproxima de outras contribuições conceituais vindas dos estudos da midiatização e da espetacularização da sociedade. Nesse sentido, será desenvolvida uma articulação entre esses três conceitos para o entendimento das performances dos empregados nos palcos das organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Aparecido Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Publicitário. Professor da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestrando em Comunicação Social – Interações Midiáticas (PUC-Minas). Membro pesquisador do Grupo DIALORG - Comunicação no Contexto Organizacional: aspectos teórico-conceituais e EPCO – Grupo de Estudos e Pesquisas das Poéticas do Cotidiano. Especialista em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa (PUC Minas).

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

FERREIRA, Douglas Aparecido.
PERFORMANCES DOS EMPREGADOS NOS PALCOS ORGANIZACIONAIS: uma análise goffmaniana da coluna “Identidade”
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 17, 23 Dez 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/4226. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos