AS RÁDIOS FM DE SÃO LUÍS NO CENÁRIODA DESMATERIALIZAÇÃO DA MÚSICA

Autores

  • Paulo Pellegrini Faculdade Estácio de São Luís

Palavras-chave:

Desmaterialização, Música, História, Rádios FM de São Luís, Impactos

Resumo

A migração da música dos formatos físicos como LP e CD para arquivos digitais caracteriza sua desmaterialização. Este fenômeno tem exercido impacto não somente nas estratégias dos artistas e na forma como o ouvinte lida com essa arte, mas também na rotina dos meios de comunicação, especialmente o rádio. Este artigo traça observações sobre a relação entre o rádio e a música desmaterializada. Busca-se apontar aspectos tangentes às mudanças, adaptações e impactos sofridos pelo rádio nesse cenário. Estabelece-se como objetos as rádios Mirante FM, Difusora FM e Universidade FM, de São Luís (MA). Aborda-se a relação entre rádio e música sob uma perspectiva histórica, no Brasil e no Maranhão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Pellegrini, Faculdade Estácio de São Luís

18 Jornalista graduado pela Universidade Federal do Maranhão, mestre em Cultura e Sociedade, professor do Curso de Comunicação Social da Faculdade Estácio de São Luís.

Downloads

Como Citar

PELLEGRINI, Paulo.
AS RÁDIOS FM DE SÃO LUÍS NO CENÁRIODA DESMATERIALIZAÇÃO DA MÚSICA
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 16, 1 Jul 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/3610. Acesso em: 18 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos