JORNALISMO AMBIENTAL: Uma ótica a partir das contribuições de Roland Barthes

Autores

  • Catarine Noscato Sturza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Palavras-chave:

Roland Barthes. Jornalismo ambiental. Percepção. Racionalidade.

Resumo

O texto apresenta algumas contribuições de Roland Barthes, ainda pouco exploradas no Brasil, que auxiliam no conhecimento do jornalismo ambiental e no tratamento das questões ambientais. Inicialmente é apresentada uma breve revisão teórico-conceitual da obra barthesiana e, a seguir, alguns conceitos da geografia (topofilia e topocídio) e biologia (biofilia). Também são discutidos conceitos de percepção e racionalidade ambiental como referenciais teóricos para o jornalismo ambiental, que é tratado conjuntamente na segunda parte. Em suma, o trabalho aponta alguns vieses e interfaces multidisciplinares indispensáveis para o jornalismo ambiental no trato das emergentes questões ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarine Noscato Sturza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Jornalista e mestranda em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo (CIBERJOR).

Downloads

Como Citar

STURZA, Catarine Noscato.
JORNALISMO AMBIENTAL: Uma ótica a partir das contribuições de Roland Barthes
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 19, n. 14, 4 Jun 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/3502. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos