A INDÚSTRIA CULTURAL APLICADA À REVISTA BRAVO!

Autores

  • Micaela Lüdke Rossetti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

comunicação, indústria cultural, jornalismo de arte, BRAVO!.

Resumo

Uma indústria que propaga a ideologia das classes dominantes; reproduz a estrutura da sociedade capitalista; transforma a cultura em mercadoria; e padroniza e cria estereótipos ao mesmo tempo em que sente necessidade de produtos novos e individualistas. Este trabalho pretende estudar o fenômeno da indústria cultural no jornalismo de arte brasileiro, a partir de conceituações desenvolvidas pelos teóricos da Escola de Frankfurt, principalmente Theodor Adorno e Max Horkheimer, e pelo sociólogo francês Edgar Morin. Para tal, propõe-se um estudo de caso em que, através da análise de conteúdo, será explorada uma edição da revista BRAVO! com o objetivo de identificar a presença da indústria cultural na publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micaela Lüdke Rossetti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Acadêmica do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM – PUCRS). Bolsista CNPq. Orientador: Prof. Dr. Juremir Machado da Silva.

Downloads

Como Citar

ROSSETTI, Micaela Lüdke.
A INDÚSTRIA CULTURAL APLICADA À REVISTA BRAVO!
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 19, n. 15, 2 Jun 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/3494. Acesso em: 18 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos