O público jovem e os processos de informação em desertos de notícias

Autores

  • Elaine Javorski Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Heloísa Serrão Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Ingrid Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Kennidi Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n29.2022.7

Palavras-chave:

jovens, consumo de informação, Jornalismo local, deserto de notícias, letramento midiático

Resumo

Este artigo pretende analisar como os jovens consomem notícias nos chamados "desertos de notícias", ou seja, cidades onde não há produção de jornalismo local. É de interesse deste estudo observar também qual o papel da escola no letramento midiático dos jovens e como desenvolvem uma visão crítica sobre os temas que circulam nas suas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. Para tanto, foi aplicado um questionário a 79 jovens de 15 a 24 anos das cidades paraenses de Rondon do Pará, Bagre, Novo Repartimento e Capanema. As reflexões teóricas estão relacionadas às relações dos jovens com a mídia, o consumo de informação local e o letramento midiático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Javorski, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Docente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Doutora em Ciências da Comunicação e dos Media pela Universidade de Coimbra - Portugal. E-mail: elainejavorski@hotmail.com

Heloísa Serrão, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Discente do curso de Jornalismo, Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. E-mail: heloisaserrao28@gmail.com

Ingrid Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Discente do curso de Jornalismo, Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. E-mail: ingcarolinne@unifesspa.edu.br

Kennidi Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Discente do curso de Jornalismo, Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. E-mail: kennidi.junior@unifesspa.edu.br

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Javorski, E., Serrão, H., Silva, I., & Silva, K. (2022). O público jovem e os processos de informação em desertos de notícias. Cambiassu: Estudos Em Comunicação, 17(29), 141–156. https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n29.2022.7

Edição

Seção

Artigos