O Documentário do Eu-Diretor En(m)cena

Autores

  • GUILHERME REIS

Palavras-chave:

Filme, Documentário e diretor de cinema.

Resumo

Resumo: Este artigo analisa trabalhos de diretores cinematográficos que constroem uma nova visão do documentário brasileiro contemporâneo e, de certa forma, ilustram narrativas, estruturadas em dualidade: uma centrada no “eu-diretor” que, às vezes, é também personagem e dita o ritmo em cena; e outra centrada no discurso do representante da alteridade popular, do “outro”, da pessoa metamorfoseada em personagem. O diretor, às vezes também narrador, pode assumir vários pontos de vista: em primeira pessoa pela presença e/ou pelo discurso como personagem da narrativa ou como entrevistador (em off ou em cena); e em terceira pessoa, quando, fora do relato, observa a história e nela interfere só em parte, pois deixa o
relato fluir em roteiro aberto.

Palavras Chave: Filme, Documentário e diretor de cinema.

Abstract: This paper examines the work of filmmaker building a new vision of contemporary Brazilian documentaries and, somehow, illustrated narratives, structured duality: a focused on filmmaker (envolved with your movie) ", which is sometimes also character and sets the pace on the
scene, and another focusing on discourse of the popular representative of otherness, of "Other," metamorphosed into the person's character. The director, sometimes also the narrator, can take several points of view: first person, when it interferes in Reporting or speech as character of the narrative or as an interviewer (in or off on the scene) and in third person, when, out of the story, look at history and it interferes only partly because let the story flow in open script.


Keyword: Movie, documentary, filmmaker

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Publicado

2022-01-25

Como Citar

REIS, GUILHERME.
O Documentário do Eu-Diretor En(m)cena
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 70–82, 25 Jan 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/18616. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos