Entretenimento e divulgação científica no YouTube: uma análise comparativa dos canais Nostalgia e Nerdologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n27.2021.1

Palavras-chave:

Divulgação científica, entretenimento, YouTube, infotenimento.

Resumo

O artigo apresenta dados da pesquisa que investiga como o entretenimento pode ser utilizado como ferramenta de divulgação científica no YouTube. Para alcançar os objetivos propostos, discorre-se sobre os conceitos de entretenimento e divulgação científica, especialmente no Brasil, abrangendo suas histórias, possíveis definições e termos relacionados. Os resultados alcançados baseiam-se em uma análise documental e descritiva, por meio da análise de conteúdo de quatro vídeos dos canais   Nostalgia e Nerdologia, sobre os temas: formato da Terra e vacinas. Por meio do método comparativo, a pesquisa constatou que o entretenimento pode ser percebido  nos canais, principalmente, pelo uso de recursos visuais e sonoros, que pode ser interpretado como infotenimento.

 

Entertainment and science communication on YouTube: a comparative analysis of the channels Nostalgia and Nerdologia

Abstract


The article investigates how entertainment can be used as a scientific communication tool on YouTube. It discusses the concepts of entertainment and scientific communication, especially in Brazil, covering its history, definitions and related terms in order to achieve the proposed objectives. The results are based on descriptive and document analysis, through content analysis of four videos from the Nostalgia and Nerdologia channels about the shape of the Earth and vaccines. Through a comparative method, the research found that entertainment can be perceived on the research objects, mostly by the use of visual and sound resources, which can be interpreted as Infotainment.

Keywords: Scientific communication; entertainment; YouTube; infotainment.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Cristina Omena dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista, Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação (Comunicação e Tecnologia) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Pós Doutorado em Comunicação Pública da Ciência junto ao Institute for Science, Society and Policy na University of Ottawa, Canadá (2018-2019). Atualmente é docente no curso de Jornalismo, faz parte do quadro de docentes do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação - PPGCE (mestrado profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED (mestrado e doutorado) todos na Universidade Federal de Uberlândia. É membro da Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, com mandato na Diretoria Cultural no triênio 2014 - 2017 e na Diretoria de Documentação e Memória para o triênio 2017- 2020.

Amanda Marques Caixeta Xavier, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Bacharel  em Jornalismo pela Unversidade Federal de Uberlândia.Entretenimento e divulgação científica no YouTube: uma  análise comparativa dos canais Nostalgia e Nerdologia

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

SANTOS, Adriana Cristina Omena dos; XAVIER, Amanda Marques Caixeta.
Entretenimento e divulgação científica no YouTube: uma análise comparativa dos canais Nostalgia e Nerdologia
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 16, n. 27, p. 5–23, 25 Jun 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos