As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português

Autores

  • Bruno Barbosa Sousa Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) UNIAG e CiTUR research member http://orcid.org/0000-0002-8588-2422
  • Annaelise Fritz Machado Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)
  • Carla Martins Igreja Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)
  • Joana Gomes Campos Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Hotelaria e Turismo

Palavras-chave:

covid-19, redes sociais, comunicação online, turismo

Resumo

As redes sociais assume, cada vez mais, um papel determinante na comunicação das empresas, dos territórios e das marcas. Verificando-se uma importância crescente no mundo empresarial (e, em específico, no setor do turismo) em estar presente no ambiente online, torna-se relevante perceber que tipo de atuações apresentam melhores resultados nos consumidores (i.e. turistas). Por outro lado, o início do ano 2020 foi fortemente marcado pelo novo coronavírus (covid-19) e os efeitos (negativos) na generalidade das indústrias e setores de atividade. Em específico, o turismo é um dos principais motores da economia nacional (i.e. Portugal) que foi fortemente afetado pela pandemia e pelas fragilidades ao nível da saúde pública. Por conseguinte, o presente manuscrito pretende compreender de que forma as redes sociais desempenham um papel importante no combate aos efeitos negativos do covid-19 em contextos de turismo. Serão apresentados alguns casos ilustrativos do contexto português, relativamente à comunicação em contextos online, como boas práticas (i.e. benchmarking) por parte dos territórios e destinos turísticos em Portugal. No final, serão apresentadas algumas limitações do estudo e serão apresentadas linhas de investigação para o futuro. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente manuscrito apresenta inputs para o turismo (i.e. gestão de territórios) e para o marketing (i.e. comunicação online).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Barbosa Sousa, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) UNIAG e CiTUR research member

Bruno Sousa is a Professor in Polytechnic Institute of Cavado and Ave (IPCA, Portugal) Head of Master Program - Tourism Management - PhD Marketing and Strategy. He was Market Analist at Sonae Distribuição – Modelo e Continente, S.A. (2006 to 2009) and he was Marketing Assistant - Jornal O Jogo at Controlinveste (2005) - Teaching Award of the School of Economics and Management of the University of Minho 2015/2016 - Best Thesis in Tourism Award - ICIEMC 2015 - Management Graduation, University of Minho Award - Best performance (2006) - Merit Scholarship for Students in Public Higher Education Awards of Merit Scholarship by University of Minho in 2001/02 - 2002/03 - 2003/04 Rresearch centre: CiTUR and Applied Management Research Unit (UNIAG). He is author or co-author of several papers and her research interests include tourism management, marketing and strategy. Editorial board member of several peer reviewed scientific journals and ad-hoc reviewer of several peer-reviewed scientific journals. Member of the scientific committee of several national and international congresses and conferences.

Annaelise Fritz Machado, Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)

Possui graduação em Turismo pela Faculdade de Turismo de Santos Dumont (2001). Pós-graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora em Organização e
Administração do Lazer e da Recreação (2004). Atuou como Professora responsável pelo setor Estácio Estágio e Emprego e da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do
Centro Universitário Estácio Juiz de Fora; Professora de graduação do curso de Turismo, Administração, Enfermagem, Educação Física e Publicidade e Propaganda e da Pósgraduação
em Planejamento e Gestão de Eventos e MBA em Gestão Ambiental, da mesma instituição de ensino superior. Professora substituta do Centro Federal de
Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET de Petrópolis -RJ; Consultora liberal no mercado Turístico; Promotora de Eventos e Cerimonial no Estado de Minas
Gerais; Foi Professora Substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais/ Juiz de Fora - atuando nos cursos de Turismo e
Eventos, foi professora do curso de Eventos EAD do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais/ Juiz de Fora. Foi professora ministrando treinamentos direcionados ao
trade Turístico no SENAC Juiz de Fora, além de ter coordenado Buffet Privilége.

Carla Martins Igreja, Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)

Professora no Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), Portugal

Joana Gomes Campos, Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Hotelaria e Turismo

Mestre em Direção Hoteleira,

Professora no Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

SOUSA, Bruno Barbosa; MACHADO, Annaelise Fritz; IGREJA, Carla Martins; CAMPOS, Joana Gomes.
As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 25, p. 21–35, 30 Jun 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/13805. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos