A DESFAMILIARIZAÇÃO DAS ANACRONIAS NA NARRATIVA DO FILME A CHEGADA
Palavras-chave:
A Chegada. Flashback. Anacronia. Poética Histórica. Narratologia.Resumo
Este artigo aborda o uso do flashback no filme A Chegada, tendo como principais aportes teórico-metodológicos a Poética Histórica e o Neoformalismo, de Bordwell e Thompson, e a Narratologia, de Genette. O foco da análise é a classe do tempo na narrativa, a partir dos conceitos de anacronia e anisocronia e suas diferentes figuras. Discutimos como o filme desfamiliariza o flashback, ao utilizá-lo com uma função diferente do habitual, alcançando o efeito pretendido de desorientar o espectador, sem romper, todavia, com os princípios do cinema clássico.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-27
Como Citar
TORRES, Heloísa Maria Ferreira; DAMASCENO, Alex.
A DESFAMILIARIZAÇÃO DAS ANACRONIAS NA NARRATIVA DO FILME A CHEGADA
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 14, n. 24, p. 88–99, 27 Dez 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/13141. Acesso em: 22 dez 2024.Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2019 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.