UM ESTUDO DAS TECNOLOGIAS NA INFÂNCIA COMO INSTRUMENTO DE VISIBILIDADE SOCIAL E CONSUMO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Jéssica Brito Cerqueira
  • Fabiane Pinto Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Palavras-chave:

Infância, Tecnologias, Contemporaneidade.

Resumo

Parte da problemática: como as transformações sociais influenciam na concepção e vivência da Infância Contemporânea? Objetivo principal: analisar a influência das transformações sociais na concepção de Infância Contemporânea. Justifica-se por investigar a materialização dos instrumentos sociais que compõem a infância, além de interpretar a construção de novos caminhos para a atualização da sociedade sobre as mudanças acerca da infância e como profissionais da educação vem essas modificações. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, onde se utilizou o método do materialismo histórico dialético, com revisão bibliográfica e pesquisa de campo, entrevista estruturada com 2 diretores e 4 professores.  Foram utilizados como apoio teórico, principalmente: Ariès (2006), Dornelles (2001, 2011), Lage; Rosa (2011), Castro (2002). Explica acerca do meio social e sua influência nas concepções de infância e suas ramificações na contemporaneidad

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Brito Cerqueira

Pós-Graduanda em Psicopedagogia Institucional; e Educação Especial pela Faculdade Evangélica do Piausí – FAEPI. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Estadual Do Piauí – UESPI (2017).

Fabiane Pinto, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Mestrado em Sociologia (2007) pela Universidade Federal do Ceará; Graduada em Ciências Sociais (2001) pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

Cerqueira, J. B., & Pinto, F. (2018). UM ESTUDO DAS TECNOLOGIAS NA INFÂNCIA COMO INSTRUMENTO DE VISIBILIDADE SOCIAL E CONSUMO NA CONTEMPORANEIDADE. Cadernos Zygmunt Bauman, 8(17). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/9071