Breves reflexões sobre a responsabilidade socioambiental no âmbito das Instituições de Ensino Superior

Autores

  • Mayara Pellenz IBES SOCIESC
  • Katiuscia Marcon Romão Torezan UNIARP

Palavras-chave:

Educação; Instituições de Ensino Superior; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; Responsabilidade Socioambiental.

Resumo

A responsabilidade socioambiental tem se tornado um tema central nas estratégias de diversas organizações, especialmente nas instituições de ensino superior (IES). Essas instituições não apenas implementam práticas sustentáveis em suas operações, mas também oferecem oportunidades de aprendizado que promovem dignidade, moradia e bem-estar a seus alunos e à comunidade. Este estudo tem como objetivo compreender como as universidades e faculdades atuam na promoção do desenvolvimento sustentável e na construção de uma sociedade mais justa. Os objetivos incluem a análise das políticas institucionais sobre responsabilidade socioambiental, a avaliação de programas e iniciativas concretas, e a identificação dos desafios e benefícios dessas ações. A metodologia proposta envolve uma pesquisa bibliográfica e análise documental, buscando uma compreensão crítica das práticas e teorias existentes no contexto educacional. A importância desta pesquisa reside na avaliação dos impactos das ações das IES na formação de cidadãos conscientes, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, particularmente o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis). Além disso, a pesquisa examina como as instituições enfrentam questões climáticas (ODS 13), promovendo uma cultura de sustentabilidade. Ao destacar boas práticas, o estudo visa inspirar outras instituições e a sociedade, contribuindo para um futuro mais sustentável e inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Pellenz, IBES SOCIESC

Mestre em Direito pela Faculdade Meridional - IMED. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Meridional - IMED. Integrante do Grupo de Pesquisa Ética, Cidadania e Sustentabilidade na mesma instituição. Docente do Curso de Direito da Faculdade IBES/SOCIES em Blumenau (SC). Docente da Pós Graduação em Direito da Faculdade Avantis, Balneário Camboriú, SC. Advogada. Email: maypellenz@hotmail.com

 

Katiuscia Marcon Romão Torezan, UNIARP

Graduada em Direito pela Universidade do Contestado - UnC - Caçador (2006). Pós-graduada em Direito com área de concentração em Direito Processual Civil pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP (2011). Pós-Graduada em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP (2011). Pós-graduada MBA Executivo em Finanças Corporativas pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP (2021). Pós-Graduada em Educação Ambiental com ênfase em Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP em parceria com UNIEDU (2023). Pós-graduada MBA em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP (2024).

Referências

BALLERINI, L. de P.; BALLERINI, R. L.; FONTES, A. R. M. Sustentabilidade em transações de fusões e aquisições: uma revisão sistemática. Revista de Gestão e Secretariado, v. 4, n. 8, 2023.

BONOTTO, Dalva Maria Bianchini. Contribuições para o trabalho com valores em educação ambiental. Ciência e Educação, v. 14, n. 2, p-295-306, 2008. Disponível em: http://scielo.br/pdf/cieud/v14n2/a08v14n2.pdf. Acesso em: 03. ago. 2024.

BRASIL ESCOLA. Geografia, Meio Ambiente. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/meio-ambiente.htm. Acesso em jun. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 jul. 2024.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Promulgada em 27 de abril de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L6938org.htm. Acesso em: 07. jul. 2024.

CASCINO, Fábio. Educação ambiental: princípios, história, formação de professores. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 1999.

CAVALCANTE, Carlos (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez. 2005.

IBERDROLA. Sustentabilidade, consequências das mudanças climáticas. Disponível em: https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/consequencias-das-mudancas-climaticas. Acesso em 07 mar. 2024.

IPEA. Instituto de Pesquisa Economia Aplicada. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/index.html. Acesso em 31 jul. 2024.

LANFREDI, Geraldo Ferreira. Política ambiental: busca de efetividade de seus instrumentos. 2. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIPAI, Eneida Maekawa e PEDRO, Viviane Vazzi. A Educação Ambiental e a escola: tá na lei. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental. Mello, Soraia; Trajber, Raquel. (Org.). Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO. 2007.

LEFF, Enrique. Discursos Sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010.

MEDINA, N.M. Breve histórico da Educação Ambiental. In: PÁDUA, S.M.; TABANEZ, M. F. (Orgs.). Educação Ambiental: caminhos trilhados no Brasil. Brasília: FNMA/IPE, 1997.

ONU. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em 30 jul. 2024.

SEBRAE. Como aplicar os pilares da responsabilidade socioambiental. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-aplicar-os-pilares-da-responsabilidade-socioambiental,5157daaaba757810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 30 jul. 2024.

SORRENTINO, et all, Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio/ago. 2005.

TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campos. Educação ambiental: natureza, razão e história. São Paulo: Autores Associados, 2004.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

Pellenz, M., & Marcon Romão Torezan, K. (2024). Breves reflexões sobre a responsabilidade socioambiental no âmbito das Instituições de Ensino Superior. Cadernos Zygmunt Bauman, 14(35). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/24856