RAÇA E CONSUMO: A identidade do negro na nova realidade do negro na nova realidade do mercado e dos meios de comunicação

Autores

  • Júlio Martins Filho Faculdade CCAA

Resumo

O artigo analisa diferentes aspectos da identidade do consumidor negro em meio à nova realidade do mercado e dos meios de comunicação brasileiros, que têm sido regidos por uma nova lógica relacionada à estética negra e a novos valores simbólicos atribuídos à negritude, a partir da segunda metade dos anos noventa. Esse novo contexto envolve um conjunto de diferentes fatores que têm influído direta ou indiretamente para um significativo crescimento de um mercado especialmente voltado para os consumidores afrodescendentes, paralelamente à abertura de mais espaços e maior visibilidade para o negro e o mestiço nos meios de comunicação no Brasil

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Biografia do Autor

Júlio Martins Filho, Faculdade CCAA

Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professor do curso de Comunicação Social da Faculdade CCAA.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

Filho, J. M. (2012). RAÇA E CONSUMO: A identidade do negro na nova realidade do negro na nova realidade do mercado e dos meios de comunicação. Cadernos Zygmunt Bauman, 2(4). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1657