GENEALOGIA DAS INSTITUIÇÕES NA OBRA DE FOUCAULT: a escola

Autori

  • Sandro dos Santos Nogueira UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA -UFBA

Parole chiave:

Foucault, Escola, Poder disciplinar,

Abstract

O objetivo deste artigo é abordar o lugar das instituições na obra de Michel Foucault, de um modo específico na obra A verdade e as formas jurídicas. Nesse sentido, será descrita e analisada tanto as formas do poder partindo dos pressupostos esboçados no resumo do curso do Collège de France sobre as Teorias e instituições penais, como o seu funcionamento nas instituições, em particular na escola, através do controle do tempo, do controle dos corpos e a criação de um novo tipo de poder, um poder polimorfo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Sandro dos Santos Nogueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA -UFBA

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, na área de concentração em Filosofia Contemporânea, atuando na linha de pesquisa em Problemas de  Fenomenologia e Hermenêutica. Mestre em Educação pela UFBA. Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador – UCSal. E-mail: sandrosnogueira@hotmail.com

Riferimenti bibliografici

DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Trad. Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2002.

______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

______. O nascimento da clínica. 6 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

______. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul e DREYFUS, Hubert. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

______. Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

______. Vigiar e punir: nascimento da prisão 36 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

______. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

JARDIM, A. Michel Foucault e a educação: o investimento político do corpo. Unicientifica, v. 8, n. 2, 2006, p. 103-117.

MONOD, J.C. Foucault: la police des conduits. Paris: Michalon; Le bien commun, 1997.

MUCHAIL, Salma Tannus. Foucault, simplesmente. São Paulo: Loyola, 2004.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-12-10

Come citare

Nogueira, S. dos S. (2020). GENEALOGIA DAS INSTITUIÇÕES NA OBRA DE FOUCAULT: a escola. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(24). Recuperato da https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15731

Fascicolo

Sezione

A CONSTRUÇÃO ANALÍTICA DE FOUCAULT: Ciência, Política e Educação